Microempresas podem receber 70% de apoio para criar soluções sustentáveis com tecnologia nacional
Parceria entre Sebrae e Embrapii ajuda pequenos negócios a inovarem com menos custo
SUSTENTABILIDADEMicro e pequenas empresas do setor da bioeconomia agora têm uma nova chance de inovar com menos gastos. Graças a uma parceria entre o Sebrae/MS e a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), empreendedores podem desenvolver produtos e serviços sustentáveis com até 70% de subsídio direto. E os 30% restantes ainda podem ser apoiados com recursos extras do próprio Sebrae.
A ação acontece por meio da Agrotec, unidade da Embrapii na UFMS, em Campo Grande. O modelo permite que empresas tenham acesso a tecnologia de ponta, professores, alunos e estrutura da universidade, além de acompanhamento técnico. Isso reduz o custo do investimento e acelera o desenvolvimento de soluções mais modernas e ecológicas.
Um exemplo é o da empresária Zoe Aparecida, da empresa Viveiro Ecovita, que desenvolve mudas com menor impacto ambiental. Com apoio do Sebrae e Embrapii, ela está criando um substrato sustentável para melhorar o crescimento das plantas. “Queremos um produto mais forte, mais competitivo e que ajude no cuidado com o meio ambiente”, explica Zoe.
O objetivo da parceria é fortalecer os pequenos negócios, facilitar a inovação sustentável e tornar Mato Grosso do Sul referência no setor da bioeconomia.