Campo Grande vira vitrine para o cinema nacional com festival de curtas
Festival Curta Campo Grande revela novos talentos e leva vozes de todo o Brasil à tela
NOVOS TALENTOSCampo Grande vai se transformar, mais uma vez, em palco para o curta-metragem brasileiro. Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para a segunda edição do Festival Curta Campo Grande, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro de 2025. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site www.festivalcurtacampogrande.com. Podem participar filmes com até 30 minutos, feitos em 2024 ou 2025.
O festival, que teve sua primeira edição em 2024, surpreendeu pela qualidade e pela boa recepção. Agora, volta mais maduro e ainda mais aberto a novas vozes do cinema brasileiro, especialmente do Mato Grosso do Sul.
Entre as novidades deste ano está a parceria com o Festival Curta Cinema, do Rio de Janeiro, que vai levar a Campo Grande uma mostra internacional especial. Além disso, o Curta Campo Grande contará com duas mostras competitivas: Curta Brasil (com filmes de todo o país) e Curta MS (com produções locais).
A proposta do festival é clara: valorizar temas atuais, abrir espaço para quem ainda não tem visibilidade e formar público. Os filmes escolhidos vão concorrer ao Troféu Tuiuiú, em categorias como melhor filme, direção, atuação, roteiro e outras. A escolha dos vencedores será feita por um júri técnico e também pelo voto do público.
Para os organizadores, o festival é mais do que exibir filmes — é uma forma de fortalecer a cultura, dar espaço para novos talentos e mostrar diferentes realidades por meio da arte. “É um trabalho feito com muito cuidado, para que mais pessoas se sintam parte do cinema brasileiro”, diz o idealizador Dannon Lacerda.
A lista de filmes selecionados será divulgada até 15 de outubro no site e nas redes sociais do festival.