Fernanda Kintschner | 03 de julho de 2025 - 10h50

Programa do Governo de MS chega à semifinal de prêmio nacional de competitividade

Iniciativa 'MS Ativo Municipalismo' é reconhecida entre os melhores projetos públicos do país e avança no Prêmio Excelência em Competitividade 2025

GESTÃO PÚBLICA
Deputado Gerson Claro é o presidente da ALEMS - (Foto: Arquivo)

Projeto voltado ao fortalecimento da gestão pública e integração entre Estado e municípios garantiu ao Mato Grosso do Sul um lugar na semifinal do Prêmio Excelência em Competitividade 2025. A iniciativa MS Ativo Municipalismo: Fortalecendo a Governança Interfederativa e a Efetividade das Políticas Públicas foi selecionada entre mais de 300 projetos inscritos de todo o país.

Promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o prêmio destaca ações de governos estaduais que geram impactos positivos reais para a população. O anúncio das finalistas será feito no início de julho, e os vencedores serão revelados em 27 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, em Brasília.

Reconhecimento à gestão pública integrada - O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), parabenizou o governo estadual pelo reconhecimento e ressaltou o trabalho conjunto entre Executivo e Legislativo. “A chegada à semifinal reforça a qualidade do projeto e o esforço conjunto pela melhoria da gestão pública. A Assembleia tem sido parceira e acompanha de perto os avanços”, declarou o parlamentar em nome dos 24 deputados estaduais.

Com foco na atuação municipalista, o MS Ativo busca promover uma maior articulação entre o governo estadual e os municípios. A proposta é criar mecanismos que tornem as políticas públicas mais efetivas e alinhadas às necessidades reais da população, por meio de uma governança colaborativa entre os diferentes níveis da administração.

A premiação do CLP é considerada uma das principais do país no campo da gestão pública. Desde sua criação, busca identificar e divulgar práticas inovadoras que tragam resultados concretos em áreas como educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico.