Carlos Guilherme | 01 de julho de 2025 - 16h50

Esquema de falso frete em MS fazia caminhoneiros reféns e abastecia tráfico internacional

Grupo usava falsas propostas de frete para atrair caminhoneiros, que eram feitos reféns enquanto veículos eram levados para países vizinhos

OPERAÇÃO NACIONAL
Policiais civis de MS e SP atuaram em conjunto para cumprir mandados contra grupo especializado em roubo de caminhões. Foto: Polícia Civil - (Foto: Divulgação/PC)

Ação integrada nesta terça-feira (1º) entre as polícias civis de São Paulo e Mato Grosso do Sul resultou no cumprimento de mandados contra uma quadrilha especializada em roubo de caminhões, investigada por crimes sequestro e ligações com o tráfico internacional de drogas.

Batizada de Operação Carga Pesada, a ofensiva foi coordenada pelo Núcleo de Polícia Judiciária dos distritos policiais de São José do Rio Preto (SP), com apoio da DRACCO (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) da Polícia Civil sul-mato-grossense.

Em Campo Grande, a operação mobilizou mais de 20 agentes e resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e dois de prisão temporária. Um dos investigados foi preso e dez celulares foram apreendidos, além de um cofre. Duas pessoas foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos e liberadas na sequência.

Policiais civis de MS e SP atuaram em conjunto para cumprir mandados contra grupo especializado em roubo de caminhões. Foto: Polícia Civil

Além de Campo Grande, a operação teve desdobramentos em Guarulhos (SP), onde foi detido um dos principais executores da quadrilha, responsável por abordar os caminhoneiros e mantê-los em cárcere. Em Itapema (SC), os agentes localizaram o suposto líder do grupo e apreenderam bens de alto valor, entre eles um carro de luxo, uma moto de alta cilindrada, relógios Rolex e até um helicóptero modelo Robinson R44, avaliado em cerca de R$ 3 milhões.

As investigações apontam que o grupo criminoso atraía motoristas por meio de sites de frete, simulando negociações comerciais legítimas. No momento do encontro, os caminhoneiros eram rendidos e mantidos reféns, enquanto os veículos eram levados para países vizinhos. Segundo a polícia, os caminhões passavam a ser utilizados para o transporte ilegal de cigarros e drogas, principalmente cocaína.

Operação policial em MS, SP e SC desmonta quadrilha que roubava caminhões e usava veículos para transportar drogas. Foto: Polícia Civil

A droga tinha origem em uma facção criminosa de atuação nacional, reforçando a ligação direta da quadrilha com o crime organizado e o tráfico internacional. Parte dos envolvidos já havia sido presa anteriormente pelos mesmos delitos.

O levantamento da Polícia Civil estima que os prejuízos às vítimas superam os R$ 50 milhões. A recorrência dos crimes e a estrutura sofisticada do grupo motivaram o aprofundamento das investigações e a deflagração da operação.