Reggae ganha data oficial em MS em homenagem ao músico Lincoln Gouveia
Lei proposta pela deputada Gleice Jane valoriza o legado cultural do ex-vocalista da banda Canaroots e fortalece a identidade musical do estado
DIA ESTADUAL DO REGGAEData oficial para celebrar a cultura reggae em Mato Grosso do Sul foi instituída por lei, após aprovação de projeto apresentado pela deputada estadual Gleice Jane (PT). A medida presta homenagem ao músico Lincoln Gouveia, um dos nomes mais reconhecidos do reggae regional, que faleceu em junho de 2021, em Campo Grande.
O Dia da Cultura Reggae no estado passa a ser comemorado anualmente em 1º de junho, mesma data em que se celebra o Dia Internacional do Reggae. A proposta também tem como objetivo reforçar o papel transformador do gênero musical na construção de valores como empatia, consciência social, tolerância e união entre as pessoas.
Durante sessão realizada nesta terça-feira (1º), a parlamentar destacou a importância de reconhecer a influência do reggae na formação cultural e social de diversas comunidades. “Lincoln era um jovem sonhador. Com seu violão e sua voz, ele arrastava multidões para cantar e dançar reggae. Sua missão era transformar a sociedade por meio da música”, afirmou Gleice Jane, citando também a mãe do artista, a servidora pública Ana Amélia.
Espaço para a cultura reggae - Com a nova lei, o estado passa a ter respaldo para promover eventos, festivais, oficinas, palestras e outras atividades culturais voltadas à valorização do reggae. O projeto reconhece oficialmente o papel que o gênero musical desempenha como forma de expressão social e resistência, especialmente entre jovens.
A criação da data é também uma tentativa de ampliar o espaço para a cultura reggae nas políticas públicas de Mato Grosso do Sul, além de eternizar o legado artístico de Lincoln Gouveia, que foi vocalista da banda Canaroots — uma das pioneiras do reggae no estado.