VÍDEO: Lançamento do Plano Safra tem invasão de palco e apoio de militantes em Brasília
Durante evento no Palácio do Planalto, mulher do MTC subiu ao palco, abraçou Lula e gravou vídeo ao lado do presidente
NACIONALDurante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, na manhã desta segunda-feira (30), no Palácio do Planalto, uma mulher integrante do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo (MTC) surpreendeu os presentes ao invadir o palco, dialogar diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e registrar um vídeo ao seu lado. A cena ocorreu após manifestações do grupo, que entoava palavras de apoio ao petista.
A militante, que não teve o nome divulgado, driblou a segurança e foi autorizada a se aproximar de Lula após pedidos do público. A ação aconteceu logo depois do discurso do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que elogiou o presidente: “Tudo isso é possível porque vocês garantiram que neste Palácio, dirigindo este País, tenha uma pessoa que cuida de vocês e tem carinho por vocês”.
Apesar do momento inusitado, o foco do evento foi a apresentação oficial das diretrizes e valores do Plano Safra 2025/2026, que prevê a liberação de R$ 78,2 bilhões em crédito por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O valor representa um aumento de 2,89% em relação ao plano anterior.
A nova edição do programa terá vigência entre 1º de julho deste ano e 30 de junho de 2026, com condições específicas para facilitar o acesso dos pequenos produtores ao crédito rural.
Taxas de juros variam conforme o perfil do produtor - O governo manteve taxas de financiamento acessíveis para estimular a produção de alimentos básicos. Os juros vão de 0,5% a 8% ao ano, variando conforme o porte do agricultor e a modalidade de crédito.
Para itens considerados essenciais na alimentação dos brasileiros, como arroz, feijão, mandioca, leite, ovos, frutas e verduras, os financiamentos seguem com taxa de 3% ao ano. A ideia, segundo o ministro Paulo Teixeira, é garantir competitividade e estabilidade para os produtores familiares.
“Conseguimos manter taxas de juros acessíveis, especialmente para a produção de alimentos essenciais, mesmo em um cenário econômico desafiador. Garantimos que o agricultor familiar tenha condições justas de financiamento”, destacou o ministro.
Além de Paulo Teixeira, o evento contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Ela reforçou a importância de unir produção agrícola e preservação ambiental nas diretrizes do novo plano.
A cerimônia teve cobertura ao vivo pelos canais oficiais do governo federal e reuniu representantes de movimentos sociais, lideranças do campo e autoridades federais.