Campo Grande pode ganhar creches com apoio da indústria e de empresas
Fiems discute com Prefeitura, Governo e empresas criação de parcerias para abrir novas vagas em creches da Capital
EDUCAÇÃO INFANTILA cidade de Campo Grande pode ter um novo modelo de creches com apoio de empresas e instituições ligadas à indústria. A proposta foi discutida nesta segunda-feira (23) na Casa da Indústria, com a presença da Fiems (Federação das Indústrias de MS), representantes da Prefeitura, Governo do Estado, empresários e instituições como o Grupo Pereira, Sesi e Senai.
A principal ideia é criar um modelo de parceria público-privada (PPP), que permita a construção de creches com a ajuda da iniciativa privada. A proposta tem como objetivo aumentar a quantidade de vagas e ajudar principalmente famílias de trabalhadores do setor industrial e comercial.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, afirmou que esse tipo de parceria já é usado em outros países e pode funcionar bem em Campo Grande. Segundo ele, a indústria cresce muito no Estado e a falta de creches é um problema que precisa ser resolvido com urgência.
“Precisamos discutir um novo modelo. As PPPs são modernas e já funcionam em muitos lugares. A indústria está crescendo e tem sentido essa necessidade. É hora de avançar”, disse Longen.
Câmara apoia o projeto - O presidente da Câmara Municipal, vereador Papy, participou da reunião e disse que o Legislativo está pronto para ajudar. Ele falou sobre a importância de reduzir a fila de espera nas creches e que a Câmara pode discutir um projeto de lei para tornar as parcerias possíveis.
“Foi uma reunião importante entre o setor público e privado. A Câmara é parceira da indústria, do comércio e das mães que precisam de uma vaga na escola para seus filhos. Vamos trabalhar por um projeto de lei moderno e que ajude a cidade”, afirmou o vereador.
Governo do Estado também participa - O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, também esteve presente e lembrou que o Governo do Estado já ajuda os municípios a abrir mais vagas em creches. Para ele, a proposta da Fiems é bem-vinda e pode ajudar ainda mais.
“A iniciativa da Fiems mostra como a parceria pode ajudar a resolver esse problema. Campo Grande está crescendo e, com todos juntos, o resultado será um atendimento melhor para a população”, disse.
Quem mais participou? Além da Fiems, da Prefeitura e do Governo do Estado, também participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ademar Silva Júnior, o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, representantes do Grupo Pereira e das instituições Sesi e Senai.
Essas instituições poderão participar diretamente do novo modelo de creches, oferecendo estrutura, formação para professores e apoio na gestão. A ideia é criar unidades que atendam principalmente os filhos de trabalhadores e tenham horários adaptados à rotina de trabalho dos pais.
Próximos passos - A proposta ainda está em fase de estudo. Os participantes querem encontrar uma forma de construir ou adaptar espaços para funcionar como creches com a ajuda de empresas, usando um modelo que possa ser repetido em outras cidades no futuro.
A Fiems e os parceiros esperam que a iniciativa ajude a diminuir a fila de espera por vagas em Campo Grande e que sirva como exemplo para outras regiões do Estado.