Redação | 23 de junho de 2025 - 14h25

Startups de MS voltam de Londres mais preparadas para captar investimentos internacionais

Empreendedores participaram de eventos globais e visitaram universidades de renome com foco na inovação e internacionalização

INOVAÇÃO
Startups de MS tiveram a oportunidade de participar do SXSW London 2025 durante missão-técnica. - (Foto: Divulgação)

Depois de uma missão técnica em Londres, startups de Mato Grosso do Sul retornam ao Brasil mais preparadas para captar investimentos internacionais e escalar seus negócios para o mercado global. Promovida pelo Sebrae/MS e pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS), a iniciativa levou os empresários a dois dos principais eventos mundiais de tecnologia e inovação: o SXSW London 2025 e a London Tech Week.

A missão, realizada entre os dias 2 e 13 de junho, também incluiu visitas técnicas a três universidades reconhecidas mundialmente — London School of Economics (LSE), Cambridge e King’s College London. Os encontros serviram para ampliar a visão estratégica dos participantes e estabelecer futuras parcerias entre instituições e empreendedores.

Para o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, a experiência foi além do networking. “As empresas inovadoras evoluíram em suas estratégias de captação de investimento e muitas perceberam que já têm tecnologias de ponta prontas para o mercado global. O Mato Grosso do Sul está preparado para se conectar com o mundo”, destacou.

Conexão com o mercado global - Durante o SXSW London 2025 — versão europeia do famoso festival de inovação de Austin, nos EUA — os participantes tiveram contato com temas como inteligência artificial, automação, marketing, inovação e design. Já na London Tech Week, os debates giraram em torno do impacto da IA no empreendedorismo, financiamento de inovações e negócios de impacto, com presença de empresas como Amazon Web Services, Google Cloud, Barclays e Portugal Trade & Invest.

Segundo Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, essas agendas contribuíram para elevar o nível de inovação das startups e reforçar seu potencial no cenário global. “Hoje, captar recursos exige maturidade do negócio. Vimos que temos estrutura, como o Living Lab em MS, e estamos no caminho certo para ampliar parcerias internacionais”, afirmou.

Tecnologia com propósito - Mercedes Gabriela Trindade, fundadora da Neuroteks e da Terateks, foi uma das participantes da missão. Ela trabalha com automação via inteligência artificial e também desenvolve biocouro e bioplástico a partir de resíduos alimentares. “Volto dessa experiência ainda mais convicta de que o futuro exige coragem para inovar e consciência para transformar”, disse Mercedes, que agora quer aplicar IA preditiva para otimizar energia e logística em seus projetos.

Davi Barboza, da startup Magnet Customer, ligada ao setor financeiro, ressaltou o valor das conexões com investidores e instituições financeiras. “Hoje, captar recursos no Brasil ainda é um desafio. Mas percebi que a tecnologia que temos é de ponta. Observar modelos de negócios em eventos como esse ajuda muito a evoluir como empreendedor.”

Reynardt Peralta, da empresa Bemarke, reforçou o impacto das conexões feitas durante a viagem. “O que mais agregou foram os contatos com grandes empresas, tanto para receber orientações como para abrir parcerias. Percebi que temos um nível tecnológico elevado e boas oportunidades para a internacionalização”, pontuou.

Sebrae e Fundect como pontes para o futuro - A missão técnica é parte do esforço do Sebrae/MS e do Governo do Estado para preparar as startups locais para competir em um mercado cada vez mais global. O programa ajuda a formar empreendedores mais qualificados, com visão estratégica e prontos para dialogar com investidores e fundos internacionais.

Para saber mais sobre as ações de fomento à inovação e internacionalização em Mato Grosso do Sul, os interessados podem acessar o site ms.sebrae.com.br ou entrar em contato pelo número 0800 570 0800.