Tempo seco e céu nublado marcam o primeiro domingo do inverno em Campo Grande
Clima segue sem previsão de chuvas significativas e especialistas alertam para risco de queimadas em Mato Grosso do Sul
CLIMANeste domingo (22), Campo Grande amanhece com o céu encoberto e temperaturas que variam entre 21°C e 28°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A nebulosidade é predominante ao longo da manhã e, até o momento, não há previsão de chuva significativa para a capital sul-mato-grossense.
A condição climática acompanha o início oficial do inverno, que começou na última sexta-feira (20), às 22h42, e vai até 22 de setembro. A estação deverá ser marcada por tempo seco e temperaturas amenas em boa parte da região Centro-Oeste. Há expectativa, inclusive, de que este inverno seja mais frio do que o do ano passado, com possíveis incursões de ar polar vindas do Sul do país.
De acordo com dados do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), Campo Grande acumulou apenas 20,4 milímetros de chuva entre os dias 1º e 15 de junho — o que representa cerca de 57% abaixo da média histórica para o mês. A previsão é que, até o fim de junho, os índices de precipitação fiquem entre 30 mm e 80 mm em todo o Estado, confirmando um cenário de estiagem.
Para os próximos dias, os modelos meteorológicos indicam a chegada de um novo pulso de ar frio entre os dias 23 e 27 de junho, o que pode derrubar ainda mais as temperaturas no Estado. Apesar disso, a chance de geadas em Campo Grande é baixa, sendo mais provável em regiões serranas do Sul do país.
Especialistas orientam a população a manter cuidados com a saúde respiratória, hidratação constante e atenção ao uso do fogo em áreas abertas.