Seminário no Bioparque reúne especialistas para discutir Justiça e mudanças climáticas
Evento gratuito acontece em 12 de junho e debate como instituições públicas podem enfrentar desafios socioambientais no Brasil
JUSTIÇAPromovido por instituições do Judiciário e do Ministério Público, o seminário “A Justiça e os Desafios Socioambientais Contemporâneos” será realizado no dia 12 de junho, no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O encontro reunirá especialistas, representantes de órgãos públicos e interessados em debater os efeitos das mudanças climáticas e o papel das instituições na construção de uma atuação mais sustentável.
Entre os temas que serão discutidos estão planejamento urbano sustentável, políticas públicas, impactos socioeconômicos da crise climática e o papel do sistema de Justiça frente aos desafios ambientais. A programação inclui palestras, rodas de conversa e painéis com foco na construção de soluções conjuntas para problemas ambientais que afetam diretamente as cidades e suas populações.
Um dos destaques da programação será a palestra da auditora fiscal Silvia Rahe Pereira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Campo Grande (Semades). Ela irá abordar o tema “Arborização Urbana e Planejamento de Cidades Verdes: adaptando as cidades às mudanças climáticas”. A proposta é apresentar alternativas e estratégias voltadas à construção de espaços urbanos mais resilientes e sustentáveis.
Participação institucional ampla - O evento é organizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por meio da Escola Judicial (Ejud-MS), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24), Ministério Público Estadual (MPMS), Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS).
Além da participação técnica de especialistas, representantes desses órgãos vão debater como o Judiciário e outras instituições públicas podem agir de forma mais integrada frente aos desafios ambientais contemporâneos, inclusive no interior do Estado.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), onde também está disponível a programação completa do evento.