Canal Viva vira Globoplay Novelas e aposta em clássicos, inéditas e interação com público
Com nome novo e programação dedicada à teledramaturgia, canal estreia novelas nacionais, tramas internacionais e nova faixa interativa
FIM DE UMA ERACanal Viva deixa de existir a partir desta segunda-feira (9) e passa a se chamar Globoplay Novelas, em uma reformulação que reforça o compromisso do Grupo Globo com a teledramaturgia. A mudança, que celebra os 15 anos do canal, traz uma nova identidade visual, programação renovada e integração direta com o streaming Globoplay.
O canal continua nos mesmos pacotes das operadoras em que o Viva era exibido, além de integrar o plano Premium do Globoplay. O foco agora será exclusivamente novelas, com tramas clássicas, produções recentes e títulos internacionais.
Produções queridas do público, como Roque Santeiro (1985), Quatro por Quatro (1995), Plumas & Paetês (1980), Caras & Bocas (2009) e Celebridade (2003) seguem na grade. A primeira estreia nacional é a novela Além do Tempo, exibida originalmente em 2015 e escrita por Elizabeth Jhin.
A trama, estrelada por Alinne Moraes e Rafael Cardoso, narra o reencontro de dois amantes em diferentes vidas, com episódios inéditos de segunda a sábado, às 20h05. Reprises vão ao ar às 3h45 e 15h25, com maratona aos domingos a partir das 11h.
Estreias internacionais reforçam diversidade - Na faixa internacional, dois títulos chegam à programação. A novela mexicana O Amor Invencível, baseada na portuguesa Mar Salgado, será exibida às 20h55, de segunda a sábado, com reapresentações em três horários.
Outra estreia é Hercai: Amor e Vingança, sucesso turco que vai ao ar às 21h45, com reprises ao longo do dia. As produções ampliam a diversidade de tramas exibidas no canal, apostando em diferentes culturas e estilos narrativos.
Original Globoplay ganha espaço na TV - Guerreiros do Sol, terceira novela original do Globoplay, estreia simultaneamente no canal linear e na plataforma de streaming no dia 11 de junho. Inspirada livremente na trajetória de Lampião e Maria Bonita, a obra traz releitura moderna do universo do cangaço nordestino.
No canal, a novela será exibida de segunda a sexta-feira, às 22h40, com reprises às 6h10 e 16h15. No sábado, será reprisado o episódio de sexta. Aos domingos, a maratona com os cinco capítulos da semana começa às 21h30.
No Globoplay, os episódios serão liberados semanalmente, sempre em pacotes de cinco.
Outra inovação é a criação da "Batalha de Novelas", formato interativo em que o público escolhe, por meio de votação no portal Gshow, qual trama deseja assistir. A primeira disputa está entre dois sucessos de Manoel Carlos: Por Amor (1997), com Regina Duarte, e Laços de Família (2000), com Vera Fischer.
A vencedora estreia em 7 de julho e será exibida de segunda a sábado, às 11h15, com reapresentação às 19h20. Mais de 200 novelas do acervo do Globoplay fazem parte do banco de opções futuras.