Família de dentista que caiu do 6º andar da Santa Casa relata histórico de depressão
O pesquisador e cirurgião-dentista da Santa Casa morreu após queda de andar interditado em Campo Grande; família confirma histórico de depressão
FATALIDADEInvestigação da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul apura a morte do pesquisador e cirurgião-dentista, André Afif Elossais, 47, responsável pelo Núcleo de Pesquisa da Escola de Saúde da Santa Casa de Campo Grande. Ele caiu do sexto andar do hospital na manhã desta quarta-feira (4) e não resistiu aos ferimentos.
De acordo com familiares, André enfrentava um quadro de depressão e já havia tentado suicídio anteriormente. O cunhado da vítima relatou que, embora ele estivesse aparentemente bem nos últimos dias, o histórico de saúde mental era conhecido da família.
O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol) e está sendo investigado como possível suicídio. Imagens de câmeras de segurança do hospital serão analisadas. Uma perícia foi realizada no local por agentes do Instituto de Criminalística, que confirmaram que a queda aconteceu do sexto andar, de uma altura estimada em 20 metros.
Uma funcionária do hospital, informou à polícia que a vítima esteve no local pouco antes do ocorrido e perguntou sobre uma janela com necessidade de reparo. Ela também foi ouvida como testemunha.
O prédio passa por reformas e o andar onde ocorreu a queda está interditado. André foi socorrido por equipes do Corpo de Bombeiros e da própria instituição, mas morreu pouco depois de ser retirado da marquise do primeiro andar, onde caiu.
Queda ocorreu em área interditada - Segundo o gerente administrativo do hospital, o local da queda é um setor desativado temporariamente para obras. A vítima teria acessado o espaço momentos antes do incidente.
O corpo foi encaminhado para exame necroscópico. Colegas de trabalho e familiares acompanharam a movimentação na unidade e confirmaram que André era bastante respeitado entre os profissionais da área da saúde.
O Conselho Regional de Odontologia de MS (CRO/MS), lamentou o ocorrido. "O CRO/MS manifesta suas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas, desejando força e serenidade neste momento de profunda dor", diz o comunicado.
Procurada pela reportagem, a Santa Casa de Campo Grande ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Onde buscar ajuda? - Se você ou alguém próximo estiver enfrentando sintomas de depressão, ansiedade ou qualquer sofrimento emocional, saiba que há ajuda disponível. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, de forma gratuita, com sigilo total e 24 horas por dia. Basta ligar para o número 188 ou acessar o site www.cvv.org.br.
Também é possível buscar auxílio com profissionais de saúde mental — psicólogos e psiquiatras — por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde ou redes particulares.