Da Redação | 29 de maio de 2025 - 17h00

Interagro reúne especialistas em Campo Grande para discutir futuro sustentável do agronegócio

Evento promove debates sobre biogás, crédito de carbono e mercado de carnes, e reforça integração entre produção e inovação no setor agropecuário

EVENTO AGRO
Presidente do SRCG, Eduardo Monreal - (Foto: Divulgação)

Com foco em inovação, sustentabilidade e competitividade, a quinta edição do Interagro será realizada nos dias 5 e 6 de junho, em Campo Grande, promovida pelo Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG). O encontro técnico promete reunir grandes nomes do agronegócio nacional para discutir os caminhos e os desafios da agropecuária brasileira.

O evento começa às 8h da manhã e acontece ao longo de dois dias, com painéis voltados à sustentabilidade, crédito de carbono, biogás, mercado de carnes, pecuária e a integração das cadeias produtivas — temas considerados estratégicos para o presente e o futuro do agro nacional.

Público acompanha palestras técnicas durante edição anterior do Interagro, em Campo Grande

O primeiro dia será centrado em debates sobre sustentabilidade e inteligência territorial. A abertura contará com palestra de Evaristo Miranda, da Embrapa Territorial, que vai refletir sobre o papel sustentável da agropecuária brasileira. Na sequência, o cientista Carlos Antonio da Silva Junior, da UNEMAT e CEO da SpectraX, apresentará soluções tecnológicas baseadas em dados geográficos aplicados à agricultura em tempos de mudanças climáticas.

Durante a tarde, a pauta ganha tom mais técnico e mercadológico. Péricles Pinheiro Filho, da CHP Brasil, falará sobre o uso do biogás na produção agropecuária. Rita Ferrão, da Associação Brasileira de Crédito de Carbono e Metano, trará à discussão o mercado emergente de créditos de carbono como uma nova fonte de receita para o setor rural.

Ainda no mesmo dia, Walter Thaler apresenta a atuação da APA Guariroba, que alia produção e preservação ambiental, e Victor Luiz Aquino Barbosa detalha a experiência da Fazenda Paraíso como case de sucesso em sustentabilidade agropecuária.

O governo Eduardo Riedel já confirmou presença na edição deste ano - (Foto: Arquivo)

Dia 2 foca na pecuária, carnes e cadeias produtivas - A programação do segundo dia será voltada para o setor pecuário e os elos que integram as cadeias agroindustriais. A jornalista e comunicadora científica Lívia Padilha, do podcast Os Agronautas, abrirá os trabalhos com uma apresentação que defende o papel da pecuária nacional e combate desinformações sobre o consumo de carne.

Alcides Torres e Pedro Gonçalves, da Scott Consultoria, aprofundarão a análise sobre o desempenho do mercado de carnes. O destaque da manhã será a mesa-redonda que reúne lideranças de cadeias produtivas como Novilho Precoce, Asumas, Avimasul, Reflore, o setor leiteiro e produtores de soja.

Na parte final, outra mesa reunirá representantes da agricultura sul-mato-grossense, com presença confirmada do presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc, sob mediação de Rogério Beretta e Jaime Verruck, da Semadesc.

Interagro promove em Campo Grande dois dias de debates sobre sustentabilidade, biogás e o futuro da pecuária brasileira.

Encerrando o evento, serão entregues os prêmios AgroJornalismo e AgroEstudantil, que reconhecem iniciativas inovadoras e relevantes na comunicação e formação de profissionais do setor agropecuário.