'Dia Sem Imposto' atrai consumidores com descontos e reflexão sobre carga tributária em Campo Grande
Campanha educativa nacional oferece produtos com abatimento de tributos e movimenta o Norte Sul Plaza nesta quinta-feira
DIA SEM IMPOSTONesta quinta-feira (29), o Norte Sul Plaza, um dos principais centros comerciais da zona sul de Campo Grande, se transformou em vitrine de uma iniciativa que vai além das promoções: o Dia Livre de Impostos (DLI). A campanha, realizada em diversas cidades do país, chega à sua 7ª edição em Mato Grosso do Sul com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária no Brasil e seus reflexos no cotidiano.
Com a adesão de lojistas de diferentes setores — entre eles cosméticos, moda, calçados, alimentação e tecnologia —, os consumidores encontram produtos com descontos equivalentes aos impostos que seriam normalmente embutidos no preço final. Estabelecimentos como O Boticário, Mix Cosméticos, Democrata, Ponto Jeans, Bob’s, Jade Essence e Elephant estão entre os participantes.
A campanha tem um caráter educativo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalha, em média, 149 dias por ano apenas para pagar impostos. Na prática, isso significa que somente a partir do dia 29 de maio é que o cidadão começa a trabalhar para si — uma data emblemática escolhida para a realização do DLI.
“É uma ação que traz não apenas alívio no bolso em tempos de orçamento apertado, mas também um convite à reflexão sobre a quantidade de tributos que pagamos diariamente”, pontuou a gerente da Mix Cosméticos, Fabiane Santos. Para ela, além do aspecto educativo, o movimento tem potencial de impulsionar as vendas em um período normalmente mais calmo no comércio. “Depois do Dia das Mães, notamos uma queda no fluxo. A campanha chega em boa hora, com potencial para atrair clientes e aquecer as vendas novamente”, comentou.
Engajamento do setor lojista - Coordenado nacionalmente pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o DLI tem como braço regional a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDL-MS), com apoio das CDLs locais. O engajamento da classe lojista é fundamental para a efetividade da campanha, já que cada loja participante arca com os custos da renúncia tributária.
A proposta é provocar um debate mais amplo sobre a simplificação do sistema tributário brasileiro e os impactos diretos no consumo e na economia. “Queremos que o consumidor perceba o quanto paga de imposto e, com isso, participe da discussão por uma carga tributária mais justa”, explica a organização do evento.
Expectativa de aumento no fluxo de consumidores - A movimentação no Norte Sul Plaza já indicava, nas primeiras horas da manhã, que o apelo da campanha surtiu efeito. Consumidores buscavam produtos com os selos da campanha, que identificam os itens com descontos equivalentes aos tributos.
Além das ofertas, algumas lojas apostaram em estratégias de comunicação visual e atendimento personalizado para reforçar o caráter especial da data. Para muitos lojistas, a ação funciona como um reforço importante ao calendário comercial do primeiro semestre.
Apesar de nacional, o DLI tem ganhado contornos regionais importantes, conforme o engajamento local aumenta. Em Campo Grande, a ação já se consolidou como uma data de movimentação atípica no varejo, especialmente em um contexto de retração do consumo.
O tema da carga tributária brasileira é recorrente nos debates econômicos e políticos, mas nem sempre alcança a compreensão direta da população. Campanhas como essa buscam justamente ampliar essa percepção, tornando o tema mais acessível e próximo da realidade do consumidor comum.
Além dos descontos nas lojas, o Dia Livre de Impostos também costuma ser acompanhado por ações de conscientização e comunicação nas redes sociais e nos corredores dos centros comerciais. Em algumas edições anteriores, iniciativas como distribuição de panfletos, vídeos explicativos e espaços interativos buscaram aproximar ainda mais o público da temática tributária.