Redação | 24 de maio de 2025 - 11h45

Polícia investiga se incêndio criminoso causou apagão em Cannes horas antes do fim do festival

Quase 160 mil imóveis foram afetados no sudeste da França; organização do evento recorreu a geradores independentes para manter cerimônia neste sábado, 24

VARIEDADES
Apagão no sudeste da França afetou 160 mil imóveis. - (Foto: Natacha Pisarenko)

Quase 160 mil imóveis ficaram sem energia após um incêndio na madrugada deste sábado, 24, no sudeste da França.

Autoridades locais investigam a causa do apagão e se o incêndio foi criminoso. Segundo a prefeitura dos Alpes Marítimos, que administra a região, a polícia está empenhada para "identificar, procurar, prender e levar à justiça os autores desses atos".

Autoridades francesas informaram que as redes de telecomunicações e de tráfego também podem ser afetadas.

Por volta das 4h30 (horário local), uma estação de energia na cidade de Tanneron foi atingida pelo incêndio, o que causou a queda de eletricidade em municípios na costa e no interior. Horas depois, uma linha de alta tensão que abastece a cidade de Cannes "sofreu grandes danos", segundo a prefeitura.

A cerimônia de encerramento do 78º Festival de Cannes, prevista para este sábado, foi mantida e ocorrerá "em condições normais", informaram fontes oficiais.

Os organizadores do evento confirmaram que a queda de energia afetou as primeiras atividades do sábado, mas geradores independentes foram instalados no Palácio de Festivais.

Trânsito em Cannes também foi prejudicado por conta da queda de energia - (Foto: Lewis Joly)

"O Palácio de Festivais mudou para um sistema de abastecimento de energia elétrica independente, o que permite manter todos os eventos e projeções previstos para hoje, incluindo a cerimônia de encerramento, em condições normais", afirmou a organização do evento.