24 de maio de 2025 - 09h05

Salah é eleito melhor jogador da Premier League e quebra mais um recorde na Inglaterra

Atacante do Liverpool termina temporada como artilheiro e entra para a história da competição

FUTEBOL
Mohamed Salah comemora gol pelo Liverpool em mais uma temporada histórica na Premier League - (Foto: Reprodução)

Mohamed Salah foi eleito o melhor jogador da Premier League 2024/2025 após uma temporada de alto desempenho. Com 28 gols antes da rodada final, o atacante do Liverpool liderou a artilharia e consolidou-se como uma das figuras centrais na campanha que levou os Reds ao título.

Aos 32 anos, Salah alcança esse reconhecimento pela segunda vez — a primeira foi na temporada 2017/2018. Com isso, entra para o seleto grupo de atletas que venceram o prêmio em mais de uma ocasião, ao lado de Thierry Henry, Cristiano Ronaldo, Kevin De Bruyne e Nemanja Vidic.

Para conquistar o título de melhor da temporada, Salah superou sete concorrentes, incluindo dois companheiros de equipe: Virgil van Dijk e Ryan Gravenberch. Também estavam entre os indicados nomes como Declan Rice (Arsenal), Alexander Isak (Newcastle), Bryan Mbeumo (Brentford), e os jogadores do Nottingham Forest, Chris Wood e Morgan Gibbs-White.

Curiosamente, atletas do Manchester City — que venceram as cinco edições anteriores do prêmio — não foram incluídos entre os finalistas neste ano.

Marca histórica no futebol inglês - A campanha atual não trouxe apenas mais um troféu individual para a galeria de Salah. O camisa 11 tornou-se o maior artilheiro estrangeiro da história da Premier League, com 185 gols, ultrapassando Sergio Agüero (184). Também assumiu o terceiro lugar na artilharia histórica do Liverpool, com 244 gols, atrás apenas de Ian Rush e Roger Hunt.

No ranking geral da Premier League, o egípcio agora figura como o quinto maior goleador, ficando atrás apenas de Alan Shearer (260), Harry Kane (213), Wayne Rooney (208) e Andy Cole (187).

Último jogo pode render mais conquistas - Além do prêmio de melhor jogador, Salah está na disputa por outras duas honrarias: a Chuteira de Ouro e o troféu de Jogador de Ouro, graças às 46 participações em gols (entre assistências e finalizações) em 37 partidas. Alan Shearer e Andrew Cole atingiram 47 em temporadas anteriores, mas com cinco jogos a mais.

O atacante do Liverpool pode igualar ou superar essa marca no encerramento da competição, neste domingo (25), contra o Crystal Palace, campeão da Copa da Inglaterra. A partida será disputada às 12h (horário de Brasília), no estádio Anfield, e também definirá as últimas vagas para a próxima Liga dos Campeões.