André Maganha | 17 de maio de 2025 - 07h40

UPA Universitário entra no radar da Sesau para reforço na estrutura e atendimento

Visita técnica identifica desafios e busca soluções para fluxo de pacientes e valorização de profissionais da saúde

SAÚDE
Secretária Rosana Leite visita a UPA Universitário para ouvir profissionais, identificar gargalos e planejar melhorias no atendimento - (Foto: Divulgação)

Movimentação crescente por causa das síndromes respiratórias e alta demanda por atendimentos colocaram a UPA Universitário, em Campo Grande, no centro das ações estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A unidade recebeu, nesta sexta-feira (16), uma visita técnica que integra o plano de diagnóstico da rede de urgência e emergência da Capital.

Técnicos da Sesau estiveram na unidade para acompanhar a rotina de trabalho, ouvir os servidores e avaliar as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia. Entre os pontos levantados, destacam-se estrutura física, sobrecarga de atendimento, fluxo interno e condições de trabalho.

“Estar presente nas unidades nos permite entender melhor o cenário real, e assim direcionar as melhorias de forma mais eficaz”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, que acompanhou a visita.

Síndromes respiratórias exigem atenção redobrada - Com o avanço sazonal das síndromes respiratórias, o volume de pacientes tende a aumentar. A presença da equipe da Sesau visa também avaliar como a unidade tem lidado com essa pressão, especialmente nos casos mais graves que exigem resposta rápida e atendimento qualificado.

Segundo a secretária, o acompanhamento in loco é importante para o planejamento de ações que fortaleçam o atendimento e o acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A gerente da UPA Universitário, Juliana de Paula, considerou a visita um passo importante para aproximar a gestão das equipes. “Somos uma das unidades que mais atende na cidade. A presença da Secretaria aqui dentro mostra que existe uma escuta ativa e real preocupação com as condições de trabalho e com a qualidade do atendimento oferecido”, afirmou.

Valorização dos profissionais e continuidade das visitas - Além da análise da estrutura e do fluxo de atendimento, a visita reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos trabalhadores da saúde. A Sesau pretende seguir com esse modelo de escuta ativa em outras unidades da capital.

“Estamos num processo contínuo de escuta, planejamento e ação. O objetivo é aprimorar o SUS, garantir resolutividade e oferecer um serviço mais eficiente e humanizado”, reforçou Rosana Leite.

Durante a visita à UPA Universitário, o vereador Beto Avelar acompanhou a equipe técnica, representando a Câmara Municipal de Campo Grande.