Redação | 14 de maio de 2025 - 13h55

Campo Grande vai ganhar 25 novos parquinhos públicos até 2027

Veja se o seu bairro está na lista; espaços serão gratuitos, acessíveis e feitos com dinheiro de multa trabalhista

PARQUES
Plano de trabalho atualizado foi apresentado pela prefeitura da capital durante reunião realizada na sede da instituição - (Foto: Ascom/MPT-MS)

Campo Grande vai ganhar 25 novos parquinhos públicos nos próximos dois anos. Eles serão instalados em vários bairros da cidade e poderão ser usados por qualquer criança, de forma gratuita. Os equipamentos serão acessíveis, ou seja, pensados também para crianças com deficiência, e ficarão em praças e outros espaços públicos já conhecidos da comunidade.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14) durante uma reunião entre a Prefeitura de Campo Grande e o Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS). Os parquinhos fazem parte de um projeto financiado com o valor de R$ 1,5 milhão, que veio de uma multa aplicada a uma empresa da capital. O dinheiro foi direcionado ao Instituto Manoel Bonifácio, que vai cuidar da gestão dos recursos e ajudar na implantação.

A ideia é simples: transformar multas em melhorias para a população. Neste caso, as melhorias serão espaços de lazer para as crianças. Dois dos parquinhos já estão prontos – um no Jardim Noroeste e outro no bairro Tarumã. O próximo será no bairro Tiradentes. Os outros serão entregues aos poucos, até 2027, de acordo com o cronograma apresentado pela prefeitura.

Parquinhos gratuitos e acessíveis serão construídos com dinheiro de multa aplicada a empresa

Durante a reunião, a prefeita Adriane Lopes mostrou o plano de trabalho e a lista com os bairros que vão receber os novos parquinhos. Segundo ela, a escolha dos locais foi feita pensando em espaços que já são usados pelas famílias, como praças, campos de futebol e centros comunitários.

A iniciativa já existe desde 2018, quando o primeiro convênio entre o município e o MPT-MS foi feito. Desde então, outras regiões já foram beneficiadas, como Dom Antônio Barbosa, Vida Nova III, Portal Caiobá e Moreninhas.

Se você mora em Campo Grande e quer saber se o seu bairro vai receber um dos novos parquinhos, vale ficar atento à lista divulgada pela prefeitura. Entre os locais previstos, estão Nova Lima, Coronel Antonino, Coophavila II, São Conrado, Guanandi, Estrela Dalva, Rita Vieira, Nova Campo Grande, Aero Rancho, Centenário e outros. Confira:

Região

Bairro

Local previsto para instalação

Segredo

Coronel Antonino

Praça Estrela do Sul

Vila Nasser

Praça do Coophasul

José Abrão

Praça José Abraão

Nova Lima

Ao lado da UBSF

Prosa

Estrela Dalva

Praça Av. Nossa Senhora do Bonfim

Jardim Noroeste

Centro de Convivência (já executado)

Mata do Jacinto

Campo de futebol, fundos da Associação de Moradores

Bandeira

Universitário

Praça da Rua Dolores Duran

Rita Vieira

Quadra Poliesportiva do Jd. Itamaracá

Tiradentes

Campo de Futebol e Praça Aldeia Marçal de Souza (próximo a ser executado)

Anhanduizinho

Guanandi

Campo de futebol

Jardim Centro-Oeste

Campo de futebol do Jd. Campo Nobre

Centenário

Campo de Futebol e área pública – Rua Carlota dos Santos Saueia

Lageado

Ao lado da USF Dom Antônio

Alves Pereira

Campo de Futebol do Núcleo Universitário

Aero Rancho

Atrás da EMEI Nossa Sra. Auxiliadora

Imbirussu

Nova Campo Grande

Praça Jardim Carioca

Popular

Centro Comunitário Jd. Aeroporto

Panamá

Praça Ramão de Souza Gomes

Lagoa

Coophavila II

Ao lado da pista de skate

São Conrado

Campo de futebol Santa Emília

Tarumã

Ao lado da USF (já executado)

O objetivo do projeto é claro: trazer mais lazer, inclusão e segurança para as crianças, usando recursos públicos de forma inteligente e transparente.