Iury de Oliveira | 13 de maio de 2025 - 16h10

Você sabe para onde vai o lixo de um hospital? Conheça o programa que está mudando isso em MS

Hospital universitário em Campo Grande criou um jeito novo de cuidar do lixo, protegendo o meio ambiente e ajudando na saúde de todos

SUSTENTABILIDADE
Hospital Universitário - (Foto: Reprodução)

Quando você vai a um hospital, provavelmente não pensa no que acontece com tudo que é jogado fora: curativos usados, agulhas, máscaras e até papel. Mas esse lixo, se não for tratado do jeito certo, pode ser perigoso para a saúde e para o meio ambiente.

Pensando nisso, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), em Campo Grande, criou o Programa Resíduo 5 Estrelas. A ideia é simples: ensinar as equipes do hospital a separar e descartar o lixo corretamente. Quem faz tudo certinho ganha estrelas. Quem erra perde pontos. No fim do mês, os setores com melhor desempenho são reconhecidos.

Como funciona o programa - O hospital monitora o descarte dos resíduos e dá orientações para as equipes. Se algum lixo perigoso for jogado no lugar errado, o setor perde uma estrela. O sistema incentiva os profissionais a prestarem mais atenção na hora de jogar o lixo fora.

Programa Resíduo 5 Estrelas”, desenvolvido no Humap-UFMS monitora o descarte de resíduos hospitalares e promove orientações às equipes

A responsável pelo programa é a enfermeira Ellen Souza Ribeiro, que trabalha no hospital há 15 anos. Ela explica que, além de cuidar dos pacientes, os profissionais de saúde também têm que cuidar do ambiente ao redor. “Quando descartamos o lixo do jeito certo, evitamos contaminações, protegemos os trabalhadores e ainda ajudamos a natureza”, diz Ellen.

Por que isso é importante - Esse cuidado com o lixo ajuda a evitar infecções, reduzir riscos de contaminação, economizar dinheiro e ainda melhorar a segurança dentro do hospital. Também é uma forma de ajudar o planeta, usando menos materiais descartáveis e separando o que pode ser reciclado.

O programa faz parte da Semana Brasileira de Enfermagem, que acontece todos os anos em maio e reúne profissionais da área para conversar sobre temas importantes. Neste ano, o foco é a “saúde do planeta” — ou seja, como o ambiente afeta a saúde das pessoas.

Profissionais que fazem a diferença - Durante o evento, vários profissionais falaram sobre como a enfermagem pode ajudar a cuidar do meio ambiente, além dos pacientes. Para o enfermeiro Matheus Souza, por exemplo, não dá mais para pensar só no tratamento de uma pessoa. É preciso olhar também para o local onde ela vive, para o hospital e para o planeta.

Uma rede que ensina, cuida e inova - O Humap faz parte da Ebserh, uma empresa pública ligada ao Ministério da Educação, que cuida de 45 hospitais universitários no Brasil. Esses hospitais atendem pelo SUS, ajudam na formação de novos profissionais da saúde e fazem pesquisas.

O Programa Resíduo 5 Estrelas mostra que é possível cuidar da saúde das pessoas e do meio ambiente ao mesmo tempo. E que atitudes simples, como jogar o lixo no lugar certo, podem fazer uma grande diferença.