ALEMS cria medalha em homenagem ao arquiteto Celso Costa
Profissionais de arquitetura que atuarem em ações sociais e urbanas serão reconhecidos anualmente com honraria
CASA DE LEISProfissionais da arquitetura e urbanismo que contribuírem para o desenvolvimento urbano e social de Mato Grosso do Sul passam a contar com um novo reconhecimento oficial. A Assembleia Legislativa instituiu a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo “Arquiteto e Urbanista Celso Costa”. A homenagem foi estabelecida pela Resolução 02/2025, proposta pelo deputado estadual Rinaldo Modesto (Podemos) e publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial do Parlamento.
As honrarias serão concedidas a pessoas físicas ou jurídicas que se destacarem na profissão de arquiteto urbanista, principalmente por ações que promovam melhorias urbanas e sociais. A entrega ocorrerá anualmente, em sessão solene na Assembleia Legislativa, com previsão para o dia 15 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Arquiteto Urbanista.
Reconhecimento ao legado de Celso Costa - O nome da medalha é uma homenagem a Celso Costa, arquiteto que marcou a história do urbanismo em Mato Grosso do Sul. Nascido em Campo Grande, em 28 de abril de 1941, Costa faleceu na mesma cidade em 15 de setembro de 2023, aos 82 anos. Formado em Arquitetura pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1967, teve atuação expressiva em projetos que moldaram a paisagem urbana da capital e de vários municípios do interior do estado.
Além da prática profissional, Celso Costa foi um dos responsáveis pela criação do primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo do Estado, no Centro de Ensino Superior de Campo Grande (CESUP), contribuindo diretamente para a formação de novos arquitetos. Também teve participação política, exercendo o cargo de vereador em Campo Grande entre 1997 e 2000.