Trabalhar na UFMS virou sonho para muita gente
Com 48 vagas abertas em 10 cidades, concurso da UFMS promete estabilidade, bom salário e qualidade de vida para quem passar
CONCURSOEm Campo Grande, todo mundo conhece o prédio chamado “paliteiro”. Ele é o símbolo da UFMS, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mas neste mês de abril, o prédio virou mais do que um cartão-postal: ele virou esperança para muita gente.
A UFMS vai abrir no dia 23 de abril as inscrições para um novo concurso público. São 48 vagas para trabalhar como técnico-administrativo em diferentes áreas e cidades do estado. Para quem está buscando um trabalho com carteira assinada, salário fixo e estabilidade, essa é uma chance e tanto.
O concurso aceita candidatos com ensino médio ou ensino superior, dependendo do cargo. Tem vaga para assistente administrativo, técnico de laboratório, técnico em enfermagem, analista de tecnologia da informação, psicólogo, médico e até bibliotecário. As provas vão acontecer no dia 8 de junho, e o resultado final será divulgado no dia 16 de julho.
As vagas estão espalhadas por 10 cidades de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá.
A taxa de inscrição custa R$ 120, mas quem está inscrito no CadÚnico (programa social do governo) ou quem é doador de medula óssea pode pedir isenção, ou seja, não paga nada. Mas tem que fazer o pedido até 30 de abril.
Amanda, de 29 anos, é formada em Psicologia e vive em Três Lagoas. Ela já tentou outros concursos e vê nessa oportunidade uma chance de mudar de vida. “Meu sonho é ter um emprego fixo e ajudar as pessoas com o que eu estudei. Quero fazer diferença e ter segurança.”
O concurso é organizado pela Fapec, fundação responsável por muitos processos seletivos no estado. Para se inscrever, é preciso entrar no site da fundação, preencher os dados e pagar o boleto até 26 de maio.
As 28 vagas de ensino médio são, em sua maioria, para o cargo de assistente em administração. Já quem tem curso técnico pode tentar vagas em laboratórios ou na área de enfermagem. Para os cargos de nível superior, há vagas para médicos, psicólogos, engenheiros agrônomos, bibliotecários e outros.
Ricardo, professor de cursinho, diz que o concurso da UFMS é um dos mais esperados do ano. “Tem muita gente estudando há meses só para essa prova. Trabalhar numa universidade pública é o sonho de muitos, por causa da estabilidade e dos benefícios.”
O conteúdo da prova inclui português, matemática, informática e conhecimentos específicos da área escolhida. O concurso promete ser disputado, já que há poucos concursos públicos abertos atualmente no Brasil.
Para muitos, passar no concurso da UFMS é mais do que garantir um salário no fim do mês. É conseguir um trabalho que faz sentido, que tem propósito. É colocar o crachá no peito com orgulho e saber que se faz parte de algo maior.