Fazendo Arte tem cinema, festival de música, colecionadores, literatura e moda autoral
Após a exibição, a atração já estará disponível no YouTube da Casa de Leis
ARTEA edição de abril do programa Fazendo Arte entra na grade da TV ALEMS no sábado (19), às 12h, com materiais a respeito de cinema, festival de música, encontro de colecionadores, literatura e moda autoral. Após a exibição, a atração já estará disponível no YouTube da Casa de Leis.
O longa-metragem nacional ‘Ainda estou aqui’, dirigido pelo cineasta Walter Salles, e lançado em novembro do ano passado, projetou internacionalmente o cinema brasileiro, além de conquistar vários prêmios, entre eles o Oscar de melhor filme internacional. A produção se tornou o filme nacional com a quinta maior bilheteria na história do Brasil – mais de 80 milhões de reais arrecadados. Ao Fazendo Arte, a campo-grandense Letícia Naveira, produtora de elenco do longa, conta alguns detalhes dessa obra cinematográfica.
Em 2024 começou a ser realizado em Campo Grande o Festival Cerrado Alternativo, com o objetivo de divulgar a cena musical autoral alternativa. Até o momento já foram realizadas cinco edições, sempre no Buteco do Miau, bar que vem se destacando por dar apoio a músicos e bandas autorais. Os produtores Sem Fabios e Karla Velasco falam ao Fazendo Arte a respeito desse evento.
No início de março foi realizado no Hotel Jandaia, em Campo Grande, o 1º Encontro Nacional de Colecionadores de Mato Grosso do Sul, organizado pelo Paulo Rezende, tesoureiro da Associação Numismática Sul-Mato-Grossense. Matéria sobre o evento marca essa edição do Fazendo Arte.
Moda, documentário, livro – A modista Lidiane Lopes, idealizadora da marca Lidyloo, trabalha há muito tempo com moda autoral em Mato Grosso do Sul e lançou em outubro de 2024, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, o fashion film “Sonhos e fetiches da fronteira”, que celebrou sua nova coleção. A produção, com financiamento da Lei Paulo Gustavo, possui trilha sonora criada por ela em parceria com os músicos da banda Coquetel Blue. Neste ano ela lança o novo capítulo dessa narrativa poética: “Noites de Carmim”.
Dirigido pela cineasta Marineti Pinheiro e pelo diretor de fotografia Carlos Wagner, o documentário ‘O arqueólogo da música de Campo Grande’ mostra a paixão de Carlos Luz, pesquisador da música regional, pela preservação da memória fonográfica de Mato Grosso do Sul. A produção é evidenciada no programa.
Já Susylene Dias de Araujo, professora da área de Letras e Literatura nos cursos de gradução e pós-graduação da UEMS, pesquisa há 26 anos sobre a vida e obra do escritor sul-mato-grossense Lobivar Matos, nascido em Corumbá. Não deixar com que seu trabalho e legado sejam esquecidos acabou se tornando a missão da vida dela. Em março, lançou o livro ‘Lobivar Matos: obra reunida”, que conta inclusive com textos inéditos.
Clipe ‘Vida de Maria’, da cantora Giani Torres, com participação da cantora SoulRa, lançado em março, também é exibido no Fazendo Arte. As duas artistas douradenses pedem o fim da violência contra as mulheres e ressaltam a importância da união entre elas, sendo o projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural de Dourados (FIP).
Fazendo Arte – Para valorizar o universo cultural regional, o programa ‘Fazendo Arte’ mostra produções sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS pelo canal 7.2 nas segundas às 17h45, sábados 12h e domingos 21h. Também pode ser visto na playlist da atração no YouTube da Casa de Leis.