Rayani Santa Cruz | 16 de abril de 2025 - 10h00

Obras no Lago do Amor entram na fase final e devem ser concluídas na próxima semana

Prefeitura de Campo Grande acelera reparos em área afetada por temporal de março e conclui intervenções na rotatória da Gury Marques

CAPITAL
Trecho da Avenida Filinto Muller, em frente ao Lago do Amor, passa por reparos estruturais após desmoronamento parcial - (Foto: Divulgação)

As obras de reparos na Avenida Filinto Muller, em frente ao Lago do Amor, região afetada por fortes chuvas em 18 de março, deverão ser concluídas em breve. A obra é conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), que já finalizou a recomposição do aterro e trabalha agora na reconstrução da calçada, meio-fio e guarda-corpo.

A prefeita Adriane Lopes e o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, vistoriaram o local ao lado de equipes técnicas logo após o temporal que provocou o desmoronamento parcial do trecho. Desde então, ações emergenciais foram iniciadas para restabelecer a área.

Trecho da Avenida Filinto Muller, em frente ao Lago do Amor, passa por reparos estruturais após desmoronamento parcial

O avanço da obra depende das condições climáticas, que podem atrasar a conclusão dos serviços restantes. Segundo a Sisep, a estrutura de engenharia executada em 2023 não foi comprometida com o desmoronamento. A base do extravasor permaneceu intacta, com os danos concentrados na tubulação, que já foi reparada.

Para reforçar a nova estrutura e evitar novos problemas em casos de chuvas intensas, foram utilizados cerca de 100 caminhões de pedra na reconstrução do aterro e da calçada. O tráfego na avenida segue liberado, com a área de obras sinalizada para garantir a segurança de motoristas e pedestres.

Além do Lago do Amor, a Prefeitura concluiu outra intervenção importante na rotatória que conecta as avenidas Costa e Silva, Gury Marques, Senador Mendes Canale e Olavo Villela de Andrade. O local sofria com alagamentos frequentes, que causavam transtornos aos condutores, especialmente em horários de pico.

Após inspeção técnica, foi executado o plano de drenagem que incluiu a ligação direta de uma boca de lobo obstruída ao Córrego Bandeira. Com a conclusão da obra, as chuvas mais recentes não voltaram a provocar alagamentos na região.

As intervenções no Lago do Amor e na rotatória da Gury Marques fazem parte de uma série de ações emergenciais da Prefeitura de Campo Grande voltadas à recuperação de áreas críticas e à prevenção de danos durante o período chuvoso. A administração municipal tem priorizado obras que garantam segurança viária e conforto para a população em regiões de grande fluxo.

Com a conclusão prevista da obra no Lago do Amor, a expectativa é que a mobilidade e segurança no trecho sejam completamente restabelecidas ainda no mês de abril.