Semana Nacional reforça trabalho do TJMS para facilitar acesso à saúde
A mobilização, promovida entre os dias 7 e 11 de abril pelo Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), teve como objetivo o fortalecimento das políticas públicas de saúde na busca de soluções extrajudiciais para as demandas da população
SEMANA NACIONAL DA SAÚDEO Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc Saúde), encerra nesta sexta-feira, dia 11 de abril, sua participação na 1ª Semana Nacional da Saúde com resultados expressivos e ampla visibilidade nos meios de comunicação da capital. A mobilização, promovida entre os dias 7 e 11 de abril pelo Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), teve como objetivo o fortalecimento das políticas públicas de saúde na busca de soluções extrajudiciais para as demandas da população.
Durante toda a semana, o Cejusc/TJ esteve à frente de ações em diversas frentes, como nas cidades de Rochedo e Corguinho, por meio da Carreta da Justiça, além da divulgação da plataforma digital do TJMS, que permite ao cidadão solicitar medicamentos, fraldas, consultas, exames e outros serviços de saúde de forma simples, sem sair de casa. Ao longo da semana também foram realizados webinários sobre o tema.
A plataforma tem se mostrado uma ferramenta eficaz para evitar o excesso de judicializações e garantir um atendimento mais célere e humanizado. "O cidadão nem precisa sair de casa. É simples, fácil de acessar e com linguagem acessível. A pessoa vai na plataforma e diz exatamente o que precisa para que possamos ajudá-la", explica o juiz José Henrique Kaster Franco, coordenador do Cejusc/TJ. Ele ainda destaca o alinhamento com outros entes públicos: "Estamos super preparados para receber essas demandas e dar respostas no menor tempo possível, sempre com base no entendimento e em acordos institucionais".
Durante a semana, a iniciativa foi amplamente divulgada nos principais veículos da imprensa sul-mato-grossense. O juiz Kaster Franco concedeu entrevistas à TV Morena (Bom Dia MS), Rádio Morena FM, Campo Grande News (Podcast Na Íntegra), FM Capital (Tribuna Livre), TV SBT MS (Tá Na Hora MS) e Rádio Difusora Pantanal, levando informações detalhadas sobre a plataforma e reforçando a importância da solução extrajudicial para as questões de saúde. A servidora Natália Romero Gonçalves Dias Santos, do Cejusc/TJ, também participou de algumas entrevistas ao lado do magistrado.
A iniciativa também teve o respaldo do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, que tem priorizado ações que promovam maior celeridade na prestação jurisdicional e que estejam mais próximas do cidadão. Para a administração do TJMS, o trabalho desenvolvido pelo Cejusc/TJ durante esta semana é reflexo do compromisso da atual gestão em garantir um Judiciário mais acessível, eficiente e comprometido com as necessidades reais da população.
Com o engajamento de mais de 50 municípios do interior e parcerias com o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande, o Cejusc/TJ mostra que o caminho para um atendimento mais justo e eficiente na área da saúde passa, necessariamente, pelo diálogo institucional e pela escuta ativa das demandas sociais.
Para acessar a plataforma do Cejusc/TJ, basta entrar no portal do TJMS ou baixar o aplicativo TJMS Mobile nas lojas App Store ou Play Store.