MS abre agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
Com validade em todo o país, documento usa CPF como número único e traz QR Code, código internacional e dados de saúde
SERVIÇOSAgendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em Mato Grosso do Sul desde esta segunda-feira (31). O serviço é oferecido pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação da Polícia Científica, com 800 vagas por dia em Campo Grande e outras 1.300 distribuídas em postos do interior.
A nova carteira substitui o antigo RG e tem como principal mudança a adoção do número do CPF como única identificação civil. Além disso, o documento incorpora tecnologias como QR Code e o código MRZ, usado em passaportes, facilitando a autenticação digital e o uso internacional. A CIN também permite, de forma opcional, a inclusão de dados como tipo sanguíneo, condição de doador de órgãos e informações de saúde.
Campo Grande concentra o maior número de atendimentos diários. O posto localizado no Shopping Pátio Central oferece 386 vagas por dia. Toda sexta-feira, a unidade também disponibiliza mais 500 vagas extras, estratégia usada para atender a alta demanda da população.
A medida busca garantir que mais pessoas tenham acesso ao novo documento dentro do prazo estabelecido para a transição. A troca da carteira atual pela nova CIN será obrigatória até 2032, mas não é necessário fazer a substituição imediata, desde que o documento antigo esteja dentro da validade.
Para quem tem urgência e não consegue agendar pelo sistema online, é possível buscar atendimento diretamente em um posto de identificação. Nesses casos, o cidadão precisa apresentar os documentos necessários e comprovar a situação emergencial, como uma viagem repentina ou necessidade médica. A avaliação é feita individualmente por servidores do Instituto de Identificação.
A primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita, conforme definido pelo Governo Federal. O benefício está garantido até 2032 como forma de estimular a adesão ao novo modelo. A validade do documento varia conforme a idade da pessoa:
Crianças de 0 a 12 anos: validade de 5 anos
Pessoas de 12 a 60 anos: validade de 10 anos
Acima de 60 anos: validade indeterminada
Com padrão unificado em todo o Brasil, a CIN busca facilitar o acesso aos serviços públicos, reduzir fraudes e modernizar o sistema de identificação civil.
O agendamento é feito de forma online e gratuita pelo site oficial da Sejusp. O sistema funciona 24 horas por dia e é simples de utilizar:
Acesse: http://servicos.sejusp.ms.gov.br
Escolha a opção “1ª ou 2ª emissão do RG”
Selecione o posto de atendimento mais próximo
Escolha a data e horário disponíveis
Preencha seus dados pessoais
Confirme o agendamento e verifique o protocolo enviado por e-mail
A recomendação da Sejusp é que os interessados façam o agendamento o quanto antes, especialmente em Campo Grande, onde a procura é mais alta.
Transição até 2032 será gradual - Embora o novo documento se torne obrigatório em todo o país até 2032, a substituição não precisa ser feita imediatamente. A atual carteira de identidade continuará válida até o fim de seu prazo. A troca é exigida apenas em casos de emissão da primeira via, renovação, perda, roubo ou alteração de dados.