Redação | 29 de março de 2025 - 18h12

Crianças no centro da campanha contra maus-tratos aos animais em MS

Palestras, feiras de adoção e ações educativas marcam o Abril Laranja no estado

CAUSA ANIMAL
Estudantes durante palestra contra maus-tratos aninamis na Escola Estadual Joaquim Murtinho em 2024 - (Foto: Arquivo)

A partir do dia 1º de abril, Mato Grosso do Sul dá início ao Abril Laranja, mês dedicado à conscientização contra a crueldade animal. A campanha vai percorrer escolas e ruas com palestras, blitze educativas, feiras de adoção e ações de arrecadação para abrigos. O foco, neste ano, são as crianças e os jovens: formar futuros defensores da causa animal.

Um dos organizadores do movimento no estado, o ativista Bruno Nóbrega, explica que educar os pequenos é essencial para criar uma sociedade mais empática. “Muita gente acha que maus-tratos é só agredir o animal. Mas deixar preso em uma corrente curta, exposto ao sol ou sem água e comida também é violência”, diz.

A programação se estende por todo o mês e também alcança cidades do interior. Em Ponta Porã, por exemplo, está prevista uma “cãominhada” e campanhas de doação de ração, medicamentos e itens de higiene para abrigos. Em Campo Grande, a campanha começa com palestras em escolas públicas, repetindo ações realizadas em anos anteriores.

A estratégia é simples: ao falar diretamente com as crianças, a campanha espera que o tema chegue até os adultos da casa. “Elas têm o poder de ensinar os pais, tios e avós. A gente planta essa semente e ela cresce”, resume Bruno.

Além de educativa, a campanha tem um reforço jurídico. Desde 2020, a Lei 14.064 considera crime os maus-tratos a cães e gatos. A pena pode variar de dois a cinco anos de prisão, além de multa e registro no antecedente criminal.

O Abril Laranja é um movimento nacional, criado para alertar sobre a importância da guarda responsável e do respeito aos animais. Em Mato Grosso do Sul, ganha força com o apoio de ativistas, escolas, ONGs e poder público.

A programação completa da campanha pode ser acompanhada pelas redes sociais dos organizadores.