Carlos Guilherme | 22 de março de 2025 - 09h10

Marina Silva e Riedel assinam Pacto Pantanal com foco em preservação e valorização do bioma

A ministra do Meio Ambiente e o governador do Estado, assinam na quinta-feira (27) o programa que irá priorizar a preservação do Pantanal

MEIO AMBIENTE
Marina Silva já esteve em MS assinando outros acordo em prol do meio ambiente - (Foto: Arquivo)

Campo Grande volta a receber, nesta quinta-feira (27), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que participa do lançamento do Pacto Pantanal ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB). O evento será realizado às 8h30 no Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo, reunindo ambientalistas, representantes do setor produtivo e lideranças regionais.

Com foco em sustentabilidade e inclusão social, o Pacto Pantanal nasce como um compromisso formal para garantir preservação ambiental, fortalecimento de comunidades tradicionais e valorização de propriedades que mantêm áreas naturais protegidas.

A presença de Marina Silva no evento reforça o caráter nacional da proposta, que terá como carro-chefe os Programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o lançamento do Pantanaltec, uma plataforma voltada à inovação e tecnologia aplicadas à conservação do bioma pantaneiro.

Preservar é também valorizar - Um dos principais destaques da proposta é a monetização das áreas preservadas, ou seja, o pagamento a produtores e proprietários rurais que mantêm parte de suas terras intocadas, cumprindo função ambiental essencial. A proposta está amparada pela Lei do Pantanal, sancionada no fim de 2023, e ganha agora musculatura com a criação do Fundo Clima Pantanal, que já nasce com R$ 40 milhões assegurados pelo governo estadual.

Além dos incentivos financeiros à preservação, o pacto prevê uma nova estrutura de enfrentamento aos incêndios florestais, com bases avançadas, sistema de comunicação integrada, resgate de fauna silvestre, investimentos em mobilidade e em saneamento básico para as comunidades pantaneiras.

O programa também propõe educação ambiental e ações voltadas à valorização dos saberes tradicionais, fortalecendo a identidade e o papel das populações locais na defesa do bioma. Toda transmissão poderá ser acompanhada no player abaixo: