Da redação | 20 de março de 2025 - 13h10

Um pedaço do céu dos imortais pousa em Mato Grosso do Sul

Grandes nomes da literatura nacional desembarcam no Estado em 2025

ACADEMIA DE LETRAS
Imortais da ABL desembarcam em Mato Grosso do Sul em 2025 para encontros literários promovidos pela ASL. - (Foto: Divulgação)

A Academia Brasileira de Letras (ABL) voltará a cruzar os céus literários do Brasil e aterrissar em Mato Grosso do Sul em 2025. Como se descesse do Parnaso direto para Campo Grande, o projeto “ABL na ASL: Palestras Imortais” confirma sua nova edição, trazendo alguns dos maiores nomes da literatura brasileira para encontros com o público local.

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) divulgou a escalação dos literatos que desembarcam por aqui: Antonio Carlos Secchin, Edgard Telles Ribeiro, Geraldo Carneiro, Godofredo de Oliveira Neto e Jorge Caldeira serão os convidados dos Chás Acadêmicos, enquanto Ricardo Cavaliere comandará uma Oficina Literária. O evento continua sendo viabilizado pela parceria da ASL com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Da esquerda para a direita, os imortais da ABL Edgard Telles Ribeiro, Antonio Carlos Secchin, Ricardo Cavaliere, Geraldo Carneiro, Jorge Caldeira e Godofredo de Oliveira

A programação da ASL já começou a esquentar as xícaras dos Chás Acadêmicos. No dia 13 de março, a roda se abriu com o projeto “Leituras e Conversas”, e agora os acadêmicos sul-mato-grossenses se preparam para receber os convidados da ABL. Entre um gole e outro, a literatura se entrelaça com homenagens a grandes nomes regionais, como Abílio de Barros, Augusto César Proença, Hernâni Donato e Oliva Enciso, relembrados em Rodas Acadêmicas que contarão com a presença dos imortais da ASL.

Para Henrique de Medeiros, presidente da ASL, o projeto não é apenas um evento, mas um legado:“Educação e cultura são forças que moldam o ser humano. Com este projeto, garantimos que o público de Mato Grosso do Sul tenha acesso direto a autores que influenciam gerações.”

Quando o passado e o presente se encontram no mesmo parágrafo - O projeto “ABL na ASL” foi imaginado durante o Festival América do Sul Pantanal, em 2023, e, como um bom romance bem escrito, foi ganhando corpo em reuniões entre os responsáveis pela literatura e a cultura do estado. Marcelo Ferreira Miranda, secretário da Setesc, e Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS, foram coautores desse enredo, garantindo que a parceria se consolidasse e expandisse.

O presidente da ASL, Henrique de Medeiros; presidente da FCMS, Eduardo Mendes; e secretário da Setesc, Marcelo Miranda

“A literatura é um dos pilares da cultura sul-mato-grossense. Incentivá-la é um compromisso que fortalece nossa identidade e nossa história”, destacou Eduardo Mendes.

Além dos Chás Acadêmicos e Rodas Acadêmicas, os imortais da ABL e ASL terão encontros com alunos da Rede Estadual de Ensino, levando a literatura para além das páginas e aproximando escritores e leitores. A programação se encerra com chave de ouro no dia 12 de dezembro, com a tradicional Cantata Natalina, coordenada pelo acadêmico Américo Calheiros, que promete dar um tom lírico ao fechamento do ciclo literário do ano.

Se Guimarães Rosa dizia que “o mundo é mágico”, os eventos da ASL em 2025 provam que a literatura sul-mato-grossense continua firme na arte de transformar encontros em encantamento.