Morre o professor e pesquisador Hemerson Pistori, referência em inteligência artificial em MS
Docente da UCDB, cientista da computação foi um dos pioneiros na pesquisa de visão computacional no Centro-Oeste
LUTOO professor e pesquisador Hemerson Pistori, 54, morreu nesta segunda-feira (17).
Cientista da computação e um dos maiores nomes da inteligência artificial e visão computacional em Mato Grosso do Sul, ele foi docente da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) desde 1994 e teve um papel fundamental no avanço da pesquisa acadêmica no Estado.
Ao longo da carreira, Pistori se destacou por sua contribuição para o ensino e a inovação. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB entre 2009 e 2017, período em que ajudou a consolidar a universidade como referência em ciência e tecnologia. Casado e pai de dois filhos, deixa um legado marcado pela dedicação à pesquisa e à formação de novas gerações.
A reportagem apurou que o professor se sentiu mal dentro da instituição no final desta manhã. Ele teria procurado o setor de Recursos Humanos (RH) para aferição da pressão arterial durante um evento de enfermagem que ocorria no local.
Durante o atendimento, sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR). Profissionais presentes tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. O atendimento foi acionado, mas o óbito foi confirmado no local às 11h44. De acordo com familiares, Hemerson fazia uso de medicação contínua para controle da pressão arterial, mas não tinha conhecimento de outros problemas de saúde.
Pioneiro na pesquisa de inteligência artificial - Pistori liderava o grupo Inovisão, responsável por pesquisas na área de visão computacional e inteligência artificial. Seu trabalho fez da UCDB um centro de excelência no tema e o levou a receber, em 2023, o título de Pesquisador Destaque em Ciências Exatas no Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense.
Além das inúmeras publicações acadêmicas, atuava como professor nos cursos de Engenharia e nos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Local e Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.
A Universidade Católica Dom Bosco divulgou nota confirmando o óbito e lamentando a perda do professor e destacando sua importância para a instituição. "A UCDB se solidariza com a família do querido professor Hemerson e agradece imensamente sua contribuição por uma vida inteira dedicada à docência e aos avanços científicos, sempre com gentileza e humanidade. Seu legado será eternamente lembrado, e as sementes plantadas frutificarão em sua memória."