Leila Pereira boicota sorteio da Libertadores em revolta com a Conmebol por caso de racismo
Presidente do Palmeiras não representará o clube na definição da fase de grupos da competição continental e espera resposta da Fifa contra agressão sofrida por Luighi
PRESIDENTE DO PALMEIRASA presidente do Palmeiras, Leila Pereira, anunciou, antes do primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, que não irá ao sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2025. O motivo, segundo a dirigente, é a "pena ridícula" imposta pela Conmebol ao Cerro Porteño após o caso de racismo contra o atacante Luighi em jogo contra as equipes na Libertadores Sub-20.
A confederação multou o time paraguaio em US$ 50 mil (cerca de R$ 287 mil em conversão direta) e também aplicou uma punição de portões fechados no Estádio Gunther Vogel. Desde que ocorreu a agressão, o clube alviverde apoia a exclusão do adversário da competição e penalidades mais severas, medidas que foram apoiadas pelo próprio Luighi, que criticou a falta de ação das autoridades da partida.
Quem representará o Palmeiras no sorteio da Libertadores será o vice-presidente Paulo Buosi, conforme relatou Leila Pereira em entrevista à TNT. "Eu não irei como uma manifestação contra a pena ridícula imposta pela Conmebol ao racista e ao Cerro Porteño, que reiteradamente vem praticando essa conivência com esses racistas", disse a dirigente, criticando a forma como o clube paraguaio lidou com o caso.
"Ainda estamos aguardando a resposta da carta à Fifa, pois é um crime muito grave. Não podemos deixar que a Conmebol seja tão conivente com esse tipo de atitude", completou, referindo-se ao manifesto que a diretoria alviverde enviou à entidade máxima do futebol mundial exigindo punições mais severas aos envolvidos no caso. "Vamos insistir por penas mais exemplares, só assim a gente consegue coibir esse tipo de crime", concluiu.
O "embate" entre Palmeiras e Conmebol não cessou desde as agressões a Luighi. No dia 9 de março, o clube paulista publicou um manifesto nas redes sociais acusando a confederação de ser conivente com o racismo sofrido pelo jovem atacante e prometeu ir até as últimas instâncias para que "o futebol sul-americano possa, enfim, tornar-se um ambiente de tolerância zero ao racismo".
O sorteio da fase de grupos da Libertadores de 2025 será realizado às 17h desta segunda-feira, 17, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Os outros brasileiros na chave além do Palmeiras são: Bahia, Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Internacional e São Paulo. O Corinthians, outro representante do País na competição, caiu na fase preliminar.