Brasileiros no Japão querem apresentar demandas a Lula durante visita oficial
Conselho de Cidadãos de Nagoia organiza petição com reivindicações da comunidade brasileira
MUNDOO presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, estarão no Japão entre os dias 24 e 27 deste mês para uma visita de Estado. Aproveitando a oportunidade, o Conselho de Cidadãos de Nagoia (CCN) está organizando uma petição para apresentar as principais demandas da comunidade brasileira residente no país.
Para definir os temas prioritários, o CCN lançou uma enquete online, onde brasileiros que moram no Japão podem enviar suas sugestões. As respostas serão reunidas em um documento que será entregue ao presidente Lula.
“O objetivo é que as autoridades conheçam os desafios enfrentados pelos brasileiros que vivem no Japão. Nem todas as solicitações poderão ser atendidas, mas queremos destacar os pontos mais urgentes da comunidade”, publicou o Conselho.
O que é o Conselho de Cidadãos de Nagoia? - O Conselho de Cidadãos de Nagoia (CCN) é uma entidade sem fins lucrativos, formada por brasileiros voluntários que atuam como ponte entre a comunidade e as autoridades do Brasil e do Japão.
O grupo atende brasileiros que vivem na área de jurisdição do Consulado Geral de Nagoia, abrangendo províncias como Aichi, Osaka, Kyoto, Hiroshima, Okinawa, entre outras. Ao todo, a região concentra milhares de brasileiros, muitos deles descendentes de japoneses que migraram para trabalhar no país.
A visita de Lula pode ser uma oportunidade para que questões importantes da comunidade brasileira no Japão ganhem visibilidade e sejam discutidas com o governo brasileiro.