Redação | 14 de março de 2025 - 07h35

'Lua de Sangue' enfeita o céu e é registrada com fotos impressionantes

Fenômeno é registrado quando a Terra fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Lua

ECLIPSE LUNAR
Eclipse lunar total em 14 de março de 2025 visto em Merritt Island, Flórida - Foto: Brandon Bell / Getty Images via AFP

O eclipse lunar que ocorreu nesta sexta-feira, 14, é registrado quando a Terra fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Lua. Quando a Lua passa completamente pela umbra, a parte mais escura da sombra da Terra, nosso planeta projeta uma sombra sobre a Lua, bloqueando a luz solar.

"Lua de sangue" durante a progressão do eclipse lunar visto da Cidade do México em 13 de março de 2025 - (Foto: Yuri Cortez/AFP)

Mesmo com o bloqueio da iluminação solar, a luz se dispersa pela atmosfera da Terra, fazendo com que ondas de luz vermelha se propaguem e cheguem até a Lua. Com isso, o satélite fica com uma coloração entre o alaranjado e avermelhado. É a chamada "Lua de Sangue". O fenômeno sempre é marcado pelo registro de fotos impressionantes.

A intensidade dos tons pode variar de acordo com as condições atmosféricas e a posição relativa dos corpos celestes. O próximo eclipse total da Lua observável em todo Brasil será em 26 de junho de 2029.

Acima das folhas de uma palmeira o Eclipse Lunar da Lua de Sangue em Palm Springs, Califórnia - (Foto: Patrick T. Fallon/AFP)

"Lua de sangue" vista ao lado do monumento "Jovem Mulher de Amajac" qu reivindica a luta das mulheres indígenas na Cidade do México - (Foto: Yuri Cortez/Estadão)

"Lua de Sangue", vista além do monumento do Pequeno Príncipe em San Salvador, El Salvador - (Foto: Marvin Recinos/AFP)

Cidade do México durante um eclipse lunar total, quinta-feira, 13 de março de 2025 - (Foto: Marco Ugarte/AP)

Eclipse visto na vila de Donon, a 40 km de Pontevedra, no noroeste da Espanha - (Foto: Miguel Riopa/AFP)