Inscrições para Exame Nacional da Magistratura vão até 17 de março
Prova é requisito obrigatório para bacharéis em Direito que querem seguir carreira como juiz
ATENÇÃOQuem deseja ingressar na magistratura tem até 17 de março de 2025 para se inscrever no Exame Nacional da Magistratura (Enam). Organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o exame é uma etapa obrigatória para bacharéis em Direito que querem concorrer a vagas em tribunais estaduais, federais, trabalhistas e militares.
A prova será aplicada no dia 18 de maio, em todas as unidades da federação, e terá 80 questões objetivas, cobrindo temas como direito constitucional, administrativo, penal, processual civil e empresarial, além de direitos humanos e formação humanística.
Como funciona a prova?
Número de questões: 80 perguntas objetivas
Data da prova: 18 de maio de 2025
Critério de aprovação:
• 70% de acertos para candidatos da ampla concorrência
• 50% de acertos para autodeclarados negros, indígenas ou pessoas com deficiência
Duração: das 13h às 18h (horário de Brasília)
Inscrição: R$ 120, paga via Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU) até 18 de março
Resultado final: 31 de julho de 2025
Habilitação para concursos de juiz - O Enam foi criado para democratizar o acesso à magistratura e estabelecer um padrão nacional para seleção de candidatos. Quem for aprovado poderá se inscrever em concursos para juiz, já que o exame é um pré-requisito para ingresso na carreira.
A certificação terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois. A organização do exame conta com a supervisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a regulamentação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Onde se inscrever? As inscrições podem ser feitas até 17 de março, pelo site da FGV Conhecimento. A participação é aberta para qualquer bacharel em Direito, sem exigência de experiência profissional prévia.