Carlos Guilherme | 18 de fevereiro de 2025 - 09h40

Ministra vem a Campo Grande para discutir falhas no atendimento a vítimas de violência

Caso de jornalista morta pelo ex-noivo motiva reuniões com autoridades estaduais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, participa de reuniões para reforçar políticas de proteção a vítimas de violência. - (Foto: Mariana Scaramussa/Arquivo)

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, está em Campo Grande nesta terça-feira (18) para realizar as reuniões que analisam possíveis falhas no atendimento prestado à jornalista Vanessa Ricarte, assassinada pelo ex-noivo na última semana.

A agenda inclui encontros com o governador Eduardo Riedel, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Renato Pavan, e o corregedor-geral Ruy Celso Barbosa Florence. Também está prevista uma reunião com a prefeita, Adriane Lopes (PP).

Desde o último sábado (15), uma equipe do Ministério das Mulheres está na cidade, onde já se reuniu com autoridades estaduais, delegadas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e outros representantes. As discussões acontecem a portas fechadas, sem comunicados à imprensa.

A ouvidora do Ministério, Graziele Carras Dias, afirmou que o objetivo é garantir que a Casa da Mulher Brasileira continue sendo um espaço seguro para vítimas de violência denunciarem agressões e buscarem proteção.

A presença da ministra em Mato Grosso do Sul ocorre após a repercussão de áudios de Vanessa Ricarte, nos quais ela relata descaso no atendimento da Deam ao registrar queixa contra o ex-noivo, Caio Nascimento. O caso gerou indignação e levantou questionamentos sobre a eficiência do sistema de proteção às mulheres no estado.

De acordo com a ouvidora do Ministério, um relatório sobre o atendimento prestado à jornalista já foi recebido e será analisado pela equipe da pasta.