Alcaraz comemora 5 anos da 1ª vitória em um ATP, no Rio Open de 2020, avançando em Doha
Espanhol supera Marin Cilic e relembra início da carreira no Rio Open de 2020
ESPORTEO dia 17 de fevereiro tem um significado especial para Carlos Alcaraz. Há exatamente cinco anos, o jovem tenista espanhol conquistava sua primeira vitória em um torneio da ATP, no Rio Open de 2020, quando, aos 16 anos, derrotou o compatriota Albert Ramos. Desde então, sua trajetória no circuito profissional tem sido meteórica. Nesta segunda-feira, ele celebrou a data com uma vitória sólida no ATP 500 de Doha, superando o croata Marin Cilic por duplo 6/4, garantindo vaga na segunda rodada do torneio.
A escolha por disputar o torneio no Catar, ao invés do Rio Open, onde foi campeão em 2022, mostra a estratégia do atual número 3 do mundo, que busca consolidar sua preparação para a temporada. Alcaraz chega embalado, somando dez vitórias em 11 partidas no ano, sendo seis seguidas – sua única derrota foi para Novak Djokovic, no Aberto da Austrália.
"Desde aquele momento, foi um sonho", diz Alcaraz - Após a vitória sobre Cilic, Alcaraz relembrou sua estreia na ATP e destacou a importância desse caminho até aqui.
“Foi um sonho, a jornada desde aquele momento foi um sonho. Passei por momentos difíceis, mas tem sido incrível. Desde minha primeira vitória na ATP até alcançar o número 1 do mundo e vencer Grand Slams… tudo isso é um sonho para mim”, afirmou o espanhol ainda em quadra.
A partida foi acompanhada de perto por um torcedor ilustre: o astro do Golden State Warriors, Jimmy Butler. O ala-armador da NBA esteve nas arquibancadas, interagiu com Alcaraz e posou para fotos ao lado do tenista.
Alcaraz supera dificuldades contra Cilic - O confronto contra Marin Cilic não foi fácil. O veterano croata, de 35 anos, retornou ao circuito após uma cirurgia no joelho e recebeu convite para disputar o torneio. Logo no início do jogo, Alcaraz quebrou o serviço do adversário, mas Cilic devolveu na sequência. A definição veio apenas no sétimo game, quando o espanhol precisou de cinco break points para voltar à frente e fechar o set em 6/4, sem ceder mais o saque.
O segundo set foi ainda mais equilibrado. Alcaraz salvou três break points quando perdia por 3/4, virou para 5/4 e, na sequência, quebrou o saque do croata, garantindo a vitória com mais um 6/4. O duelo durou 1h40 e colocou o espanhol na segunda rodada.
Outros destaques do dia no ATP 500 de Doha - A surpresa da rodada ficou por conta da eliminação do búlgaro Grigor Dimitrov, sétimo cabeça de chave do torneio. Ele caiu diante do checo Jiri Lehecka, que venceu com duplo 6/4. Já o húngaro Fabian Marozsan passou pelo tunisiano Aziz Dougaz, com parciais de 7/5 e 6/3.
Com a vitória, Alcaraz segue sua campanha em Doha como o principal favorito ao título. O espanhol continua sua busca por mais um troféu na temporada e pela recuperação da liderança do ranking mundial.