Iury de Oliveira | 17 de fevereiro de 2025 - 07h55

Mais de 180 mil estudantes retornam às aulas na rede estadual de Mato Grosso do Sul

Ano letivo começa com reforço na infraestrutura e ampliação do ensino em tempo integral

VOLTA ÀS AULAS
Com avanços em infraestrutura e ampliação do Ensino em Tempo Integral, REE dá início a mais ano de atividades - (Fotos: Bruno Rezende/Secom)

As aulas na Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul começam nesta segunda-feira (17), marcando o retorno de mais de 180 mil estudantes em 348 escolas distribuídas por todos os municípios do estado. O início do ano letivo vem acompanhado de avanços na infraestrutura das unidades escolares e da ampliação do ensino em tempo integral, que continua em expansão.

Nas últimas semanas, professores e demais profissionais da educação participaram da Jornada Formativa, um período de preparação para as atividades escolares. O evento teve como tema "A Educação começa no cuidado" e buscou integrar conhecimentos e incentivar reflexões sobre práticas pedagógicas.

"As ações de formação envolveram profissionais de todas as unidades da Rede, com foco nas práticas e no planejamento, mas também envolveram estudantes em unidades como aquelas responsáveis pela oferta do Ensino em Tempo Integral, com os jovens acolhedores. Esse trabalho, realizado nas últimas semanas, foi pensado para receber, com todo o carinho, nossos alunos para mais um ano que se inicia", destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Ensino em MS conta com estruturação física e de equipamentos para avalancar a área pedagógica (Foto: Bruno Rezende/Secom)

Investimentos garantem melhorias na estrutura das escolas - A infraestrutura das escolas estaduais segue recebendo investimentos para garantir um ambiente mais adequado aos estudantes. Somente em 2024, mais de 100 unidades escolares passaram por reformas gerais ou parciais, além de intervenções nas redes hidráulicas e elétricas. A modernização dos espaços escolares também inclui a entrega de novos equipamentos e mobiliários.

Outro ponto importante para o início do ano letivo foi a logística de distribuição dos kits escolares, que começou ainda em novembro de 2024. Essa antecipação permitiu que os materiais chegassem às mãos dos estudantes com mais agilidade, facilitando o planejamento pedagógico.

"Pela primeira vez foi possível antecipar essa entrega para que nossos estudantes contem com os materiais o quanto antes. Se trata de um processo complexo, em função das particularidades do nosso Estado, e que segue em execução", afirmou o secretário Hélio Daher.

Mais de 180 mil estudantes matriculados em 348 unidades escolares voltarão para as salas de aula

Expansão do ensino em tempo integral - Uma das principais novidades para 2025 é a ampliação do ensino em tempo integral na rede estadual. Ao todo, 15 mil novas vagas foram abertas para essa modalidade, sendo 12 mil destinadas ao Ensino Fundamental. Com essa expansão, 61,2% das escolas da REE passam a oferecer ensino em tempo integral.

O total de estudantes matriculados nessas turmas poderá chegar a 52 mil, abrangendo tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. O objetivo da ampliação é proporcionar uma formação mais completa, combinando aprendizado acadêmico com atividades complementares que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos.

Como ingressar na Rede Estadual de Ensino - Os estudantes que desejam ingressar na REE podem realizar o processo de matrícula pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br, pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular), ou presencialmente na sede da Central de Matrículas, localizada na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612, no bairro Itanhangá Park, em Campo Grande.