"Com apoio certo, a empresa explode", diz empreendedor sobre o programa Move + do Sebrae/MS
Iniciativa que gerou um aumento médio de 42% no faturamento das empresas em 2024 está com inscrições abertas para 2025
EMPREENDEDORISMOCom inscrições abertas até maio, o programa Move +, oferecido pelo Sebrae/MS, promete mais uma rodada de apoio gratuito para pequenos negócios que buscam crescer e conquistar novos mercados. Em 2024, o programa acompanhou 300 empresas, gerando um aumento médio de 42% no faturamento dos participantes e R$ 8 milhões em novos negócios. Para 2025, 325 vagas estão disponíveis, com seis meses de consultoria estratégica focada no desenvolvimento empresarial.
O Move + atende microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, indústrias e agroindústrias, oferecendo um pacote robusto de suporte. Os participantes recebem um diagnóstico completo da empresa, consultorias focadas na melhoria dos produtos e embalagens e capacitação para negociações B2B (entre empresas), participando de feiras, eventos e sessões de negócios. O analista-técnico do Sebrae/MS responsável pelo programa, Roger Corona, reforça que o objetivo é conectar os empreendedores a novos mercados.
“No último ano, atendemos 300 empresas, proporcionando um aumento médio de 42% no faturamento delas. Agora, abrimos novas vagas para apoiar mais empreendedores. O suporte inclui desenvolvimento de um pitch de vendas eficaz, melhorando a apresentação dos produtos e aumentando as chances de fechar parcerias”, explicou Roger.
Os resultados de 2024 foram celebrados na última quinta-feira (6), em um evento realizado na sede do Sebrae/MS. André Pereira, fundador da Delattos, empresa de gelatos artesanais, foi um dos participantes que viu seu negócio crescer. “Conseguimos aumentar as nossas vendas, em média, 40%. Em cada evento de que participei, sempre fechei alguma parceria. O Sebrae me deu o direcionamento que eu precisava para crescer e saber como agir”, relatou André.
Outro destaque foi Ricardo Atílio, da Nutripães, uma padaria que começou de forma autônoma e hoje tem seus pães orgânicos em prateleiras de mercados em Mato Grosso do Sul e outros estados. “O Move + veio com um consultor experiente que nos mostrou que era possível expandir. Hoje atendemos vários mercados e estamos crescendo rapidamente. O programa teve um resultado formidável para o nosso negócio”, disse Ricardo.
Durante o evento, o Sebrae também promoveu uma sessão de negócios, reunindo 60 empresários de diversos setores, que geraram mais de R$ 300 mil em expectativas de negócios. Para quem busca oportunidades semelhantes, as inscrições para o Move + estão abertas de forma online até maio.