Christiane Mesquita | 04 de fevereiro de 2025 - 12h00

Representantes de categorias levam reivindicações à ALEMS em abertura do ano legislativo

Assembleia Legislativa inicia trabalhos com demandas de diversas categorias

CASA DE LEIS
Casa de Leis com plenário lotado durante a abertura dos trabalhos da ALEMS - (Foto: Luciana Nassar)

A abertura da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) reuniu representantes dos poderes constituídos, vereadores, gestores municipais e membros de diversas categorias profissionais. O evento, realizado na Casa de Leis, marcou o início dos trabalhos legislativos de 2025 e serviu como espaço para apresentação de demandas e reivindicações de diferentes setores da sociedade.

Entre os presentes, o vereador Tom Castro, de Rio Verde de Mato Grosso, destacou a importância da interlocução com os parlamentares estaduais para buscar melhorias para a educação em seu município. “Graças a Deus estou aqui procurando soluções para duas escolas estaduais. Fui eleito vereador para atender toda a população rio-verdense que acreditou em mim. Quero agradecer aos deputados estaduais e federais, pois o Legislativo é muito importante, a Assembleia Legislativa é essencial e parabenizar os deputados que nos visitam, ouvem e atendem nossas necessidades”, afirmou.

A valorização dos servidores da segurança pública também foi tema da solenidade. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS), José Sobrinho, ressaltou que 2025 será um ano de negociações para a categoria. “Este ano nós temos a adequação da política salarial, será então um ano de diálogo abrangente com o Poder Legislativo e muitas conquistas”, disse.

A relação entre os parlamentos municipal e estadual também foi abordada pelo vereador Rener Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Maracaju. Ele enfatizou a importância da proximidade entre os legisladores para garantir que as demandas dos municípios cheguem ao governo estadual e federal. “É de suma importância para o crescimento não só do Estado, mas para o crescimento dos municípios. As demandas chegam diariamente aos vereadores e algumas devem ser trazidas para a capital, aos nossos deputados estaduais, federais e ao nosso governador”, pontuou.

Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sakuno reforçou a relevância da harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo para a captação de recursos e aprovação de projetos que beneficiem a população. “O relacionamento com os deputados estaduais é essencial para que a gente possa governar, conquistar emendas. Essa harmonia é essencial para que possamos governar de forma tranquila e devolver isso em benefícios para a população”, declarou.

A sessão também foi marcada por protestos. A presidente da Cadeia Produtiva de Turismo da Pesca de Mato Grosso do Sul (ACPPMS), Sônia Maria Persigili, compareceu para buscar apoio dos deputados contra um projeto em tramitação que impacta os pescadores profissionais e o turismo de pesca. “Trouxemos um documento para entregar aos deputados estaduais. Estamos contra um projeto que prejudica o pescador e envolve 29 espécies de pescado. Um dos pontos é a proibição do armazenamento e do transporte, e isso prejudica diretamente o setor e os turistas que visitam o Estado”, explicou.