Da redação | 03 de fevereiro de 2025 - 14h31

Dois postos são interditados por fraude no volume de combustível em Campo Grande

Fiscalização da ANP autuou quatro estabelecimentos, sendo dois interditados por irregularidades na medição

FISCALIZAÇÃO
Postos em Campo Grande foram autuados por falhas na medição e na qualidade dos combustíveis - (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Entre os dias 27 e 30 de janeiro, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou uma série de fiscalizações em dez postos de combustíveis e três revendas de GLP em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O resultado foi a autuação de quatro estabelecimentos, com interdição de dois postos por fornecerem menos combustível do que o registrado na bomba.

Outros dois postos também foram autuados, mas sem interdição.

As irregularidades encontradas incluem:

• Falta de equipamentos para o teste de qualidade do combustível

• Não realização da drenagem do fundo dos tanques de diesel

• Defeitos no termodensímetro das bombas de etanol

• Venda de combustíveis em recipientes não certificados pelo Inmetro

Três amostras de combustíveis foram coletadas para análise laboratorial, a fim de verificar a qualidade dos produtos.

As ações fazem parte de uma operação nacional que envolveu 15 estados. Segundo a ANP, o foco é combater fraudes na medição e verificar se os postos estão em conformidade com normas de qualidade e segurança. As informações são levantadas a partir de denúncias de consumidores, relatórios de órgãos de fiscalização e dados de monitoramento da própria agência.

Multas e sanções - Os postos autuados estão sujeitos a multas que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de possíveis suspensões e revogação de autorização de funcionamento. As sanções só são aplicadas após processo administrativo, garantindo o direito à defesa.

Como denunciar irregularidades - Consumidores podem denunciar suspeitas de fraudes à ANP pelo site oficial (gov.br/anp) ou pelo telefone 0800 970 0267 (ligação gratuita).