Carlos Guilherme | 30 de janeiro de 2025 - 10h30

Endividamento atinge 63 mil universitários em MS, aponta Serasa

Pesquisa revela que 44% dos estudantes já precisaram trancar a faculdade por falta de pagamento

DÍVIDAS
Serasa oferece renegociação de dívidas para estudantes em Mato Grosso do Sul. - (Foto: ABrasil)

Números divulgados ontem (29) pelo Serasa mostraram que 63 mil universitários de Mato Grosso do Sul estão com dívidas em instituições de ensino.

No Estado, há mais de 182 mil ofertas disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome para renegociação, com descontos de até 99% e possibilidade de parcelamento.

O levantamento apontou que 44% dos estudantes já tiveram que trancar o curso por não conseguirem pagar as mensalidades. Além disso, 24% relataram dificuldades de concentração durante as aulas devido às contas atrasadas.

Os principais motivos para a inadimplência são o desemprego (29%), necessidade de priorizar outras contas (19%) e redução de renda (12%). Gastos com tratamentos médicos também aparecem como fator relevante, representando 11% dos casos.

Dívidas chegam a R$ 7 mil - A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Opinion Box, entrevistou apenas alunos endividados. O estudo revelou que 90% dos entrevistados arcam sozinhos com os custos da faculdade e que, para 63% deles, as dívidas giram em torno de R$ 7 mil, o equivalente a quase cinco salários mínimos.

"A renegociação dos débitos deve ser o primeiro passo para quem pretende voltar a estudar em 2025 e restabelecer a tranquilidade financeira", afirma Aline Maciel, gerente da Serasa.

Como negociar as dívidas - A plataforma Serasa Limpa Nome oferece oportunidades para mais de 2,3 milhões de estudantes em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, 68 instituições são parceiras, incluindo as redes Ânima Educação, Estácio, Anhanguera, Pitágoras, UNIC, Uniderp e Unopar.

Os interessados podem consultar as ofertas pelos canais oficiais da Serasa:

Site: Serasa Limpa Nome
Aplicativo: Disponível no Google Play e App Store
WhatsApp: (11) 99575-2096