Sanesul investe R$ 22,8 milhões para ampliar rede de esgoto em Sidrolândia
As obras integram o plano de ação da Sanesul em parceria com a PPP com a empresa Ambiental MS Pantanal
SANEAMENTOA cidade de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, iniciou 2025 com a expectativa de melhorias significativas em saúde pública e qualidade de vida. A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) lançou um projeto que prevê a ampliação da rede de esgotamento sanitário, com a instalação de 6.540 novas ligações domiciliares.
O investimento, avaliado em R$ 22,8 milhões, faz parte de uma parceria público-privada (PPP) entre a Sanesul e a empresa Ambiental MS Pantanal. Ao todo, serão construídos 68,8 km de rede coletora de esgoto, o que trará benefícios como a redução de doenças relacionadas à falta de saneamento, aumento da qualidade de vida e valorização dos imóveis da região.
Compromisso com o meio ambiente e a saúde pública - Além de melhorar a infraestrutura urbana, o projeto reforça o compromisso da Sanesul com a preservação ambiental. O tratamento adequado do esgoto gerado pelas novas ligações será essencial para proteger os recursos hídricos da região.
Atualmente, Sidrolândia já possui 142 km de rede coletora e 6.175 ligações instaladas. Com a expansão, a expectativa é que a cobertura alcance um número ainda maior de residências, contribuindo diretamente para a universalização do saneamento básico, uma das principais metas da companhia.
Renato Marcílio, diretor-presidente da Sanesul, destacou a importância do projeto como parte das ações para atender às exigências do novo marco legal do saneamento. "Esse investimento reforça o compromisso do governador Eduardo Riedel e da Sanesul em antecipar a meta de universalização do saneamento. Essa é uma prioridade da nossa gestão, e estamos trabalhando incansavelmente para garantir que mais famílias tenham acesso a serviços de qualidade, saúde e dignidade", afirmou.
Rumo à universalização do saneamento - O projeto em Sidrolândia integra um esforço maior da Sanesul para alcançar a universalização do saneamento básico nos 68 municípios sob sua responsabilidade. Atualmente, a área de cobertura de esgoto nos municípios atendidos é de 64,91%.
O Governo de Mato Grosso do Sul e a Sanesul têm intensificado os investimentos no setor de saneamento, com o objetivo de oferecer dignidade e infraestrutura de qualidade a todos os sul-mato-grossenses. A ampliação em Sidrolândia é mais um passo significativo nessa direção.