Porto Murtinho se prepara para transformar-se no portal da rota bioceânica
Porto Murtinho aposta em planejamento urbano para se consolidar como polo estratégico da rota bioceânica
ROTA BIOCEÂNICAPorto Murtinho, município localizado no Mato Grosso do Sul, está prestes a se tornar um ponto estratégico no comércio internacional com a implementação da Rota Bioceânica, que conectará o Brasil aos portos do Oceano Pacífico. Para isso, a prefeitura está desenvolvendo um novo plano diretor que organiza a infraestrutura urbana, social e econômica da cidade para os próximos 10 anos, com foco no fortalecimento do desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população.
O prefeito Nelson Cintra Ribeiro reuniu-se na última sexta-feira (17) com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, em Campo Grande, para debater o projeto e apresentar os avanços no planejamento municipal. "Porto Murtinho é o portal da Rota Bioceânica. Estamos preparando a cidade para atender a essa demanda, e nosso plano diretor está quase finalizado", destacou o prefeito.
Parceria estratégica com o governo do estado - No encontro, que contou também com a presença da secretária-adjunta de Meio Ambiente, Regina Heyn, da arquiteta Fernanda Gonzaga e do assessor especial de Logística da Semadesc, Lúcio Lagemann, foram discutidas ações que visam consolidar Porto Murtinho como um polo de integração regional. Entre os temas abordados, destacou-se a necessidade de fortalecimento da infraestrutura e da criação de áreas específicas para atender às exigências da nova realidade econômica que será impulsionada pela Rota Bioceânica.
Jaime Verruck reforçou a importância do planejamento apresentado. "O plano está sendo elaborado para direcionar a expansão de Porto Murtinho, pensando em áreas específicas para infraestrutura social e econômica. Essa estruturação é fundamental para atender ao crescimento da cidade com qualidade", afirmou o secretário.
Foco na expansão urbana e logística - O plano diretor, que está sendo elaborado com a consultoria de uma universidade de Curitiba, inclui a ampliação das áreas habitacionais, industriais e de serviços, além de obras fora da atual área protegida pelo dique. O objetivo é zonear a cidade para atender às demandas geradas pelo aumento do fluxo logístico e populacional. Segundo Cintra, a expansão será direcionada ao longo do acesso da BR-267 até a ponte que integrará o corredor logístico da Rota Bioceânica.
"Estamos planejando todas as áreas da cidade: habitação, indústria, segurança, saúde e o Porto Seco. Tudo será zoneado de maneira estratégica para garantir que Porto Murtinho esteja preparada para as transformações que virão", explicou o prefeito.
A meta é apresentar o detalhamento do plano durante o Fórum da Rota Bioceânica, que acontecerá no dia 18 de fevereiro. O evento reunirá autoridades e especialistas para debater as oportunidades e desafios relacionados ao projeto.
Um corredor para o futuro - A Rota Bioceânica é considerada uma das maiores iniciativas de integração logística da América Latina. O corredor conectará o Brasil aos portos do Oceano Pacífico, passando pelo Paraguai, Argentina e Chile. Com isso, Porto Murtinho assume um papel central nesse processo, funcionando como porta de entrada para o escoamento de produtos brasileiros e sul-americanos aos mercados asiáticos.
"Porto Murtinho está se tornando um dos municípios mais importantes do Estado graças a esse projeto", enfatizou Cintra. "Estamos construindo uma parceria sólida com o Governo para garantir que o município seja preparado de forma adequada."
A expectativa é que o novo plano diretor transforme Porto Murtinho em um modelo de desenvolvimento urbano e econômico na região, permitindo que a cidade colha os frutos de sua posição estratégica na Rota Bioceânica.