Porto Murtinho se prepara para ser o portal da Rota Bioceânica
Porto Murtinho planeja expansão estratégica com novo Plano Diretor, visando consolidar-se como portal da Rota Bioceânica.
ROTA BIOCEÂNICALocalizada a 438 km de Campo Grande, Porto Murtinho está posicionando-se como peça-chave na Rota de Integração Logística da América Latina, conhecida como Rota Bioceânica. Com o objetivo de se tornar o principal portal logístico entre o Brasil e os portos do Oceano Pacífico, a prefeitura apresentou um novo Plano Diretor que promete transformar a infraestrutura do município e reorganizar seu crescimento econômico e social nos próximos 10 anos.
O projeto foi detalhado na última sexta-feira (17.jan.2025) em uma reunião entre o prefeito Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) e o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck. A proposta será apresentada oficialmente durante o Fórum da Rota Bioceânica, no dia 18 de fevereiro.
O plano para uma nova Porto Murtinho - O Plano Diretor, desenvolvido em parceria com uma universidade de Curitiba, foca na expansão do município ao longo da BR-267 e do acesso à ponte internacional que ligará o Brasil ao Paraguai. Entre os destaques do projeto estão a criação de novas áreas residenciais, a ampliação da área industrial, e melhorias em saúde, segurança e infraestrutura social.
“Porto Murtinho é o portal da Rota Bioceânica, e precisamos garantir que a cidade esteja pronta para aproveitar todas as oportunidades que essa integração trará. A expansão ocorrerá de maneira planejada, para que o município cresça de forma ordenada e sustentável”, afirmou o prefeito Nelson Cintra.
O plano também contempla a necessidade de expansão fora da área protegida pelos diques que cercam a cidade, um desafio para o crescimento urbano em Porto Murtinho. “Já temos uma área limitada dentro do dique, e será necessário pensar em obras fora dessa estrutura para permitir o crescimento planejado da cidade”, explicou Cintra.
Foco na integração regional - A Rota Bioceânica é um dos projetos de integração regional mais ambiciosos da América do Sul. Ao conectar o Brasil aos portos do Pacífico no Chile e no Paraguai, a rota deve abrir novos mercados para exportação, reduzir custos logísticos e impulsionar a economia local.
Jaime Verruck destacou a importância de Porto Murtinho no contexto da rota. “O plano não é apenas sobre crescimento, mas sobre preparar a cidade para o impacto positivo da Rota Bioceânica, tanto na infraestrutura quanto na qualidade de vida dos moradores”, ressaltou o secretário.
Além disso, o planejamento busca promover o desenvolvimento industrial e logístico, como a criação de um Porto Seco, zoneamento habitacional e novas áreas de comércio. Tudo isso faz parte de uma estratégia integrada para transformar Porto Murtinho em um polo de oportunidades para a economia do Mato Grosso do Sul e da América Latina.
Apresentação em fevereiro - O detalhamento do Plano Diretor será apresentado no Fórum da Rota Bioceânica, programado para o dia 18 de fevereiro. O evento será um marco para discutir as transformações que Porto Murtinho enfrentará para consolidar-se como o portal desse ambicioso projeto de integração regional.