Energisa realiza desligamentos programados para melhorias na rede elétrica
Avisos são enviados com antecedência, permitindo que clientes se organizem para as interrupções temporárias
COTIDIANOManutenções preventivas e obras de modernização na rede elétrica fazem parte dos desligamentos programados realizados pela Energisa. A iniciativa garante mais segurança e confiabilidade no fornecimento de energia.
Consumidores das áreas afetadas recebem notificações com pelo menos 72 horas de antecedência, possibilitando o planejamento durante o período em que o serviço será interrompido. Esses avisos são enviados por canais diversos, como WhatsApp, site oficial, aplicativo Energisa On, mensagens SMS, rádios, carros de som e até cartas.
"Os desligamentos programados são regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e essenciais para melhorias na infraestrutura, como a substituição de transformadores e cabos da rede elétrica. Essas intervenções ajudam a manter a segurança e eficiência do sistema", explica João Ricardo Nascimento, coordenador de Construção e Manutenção da Energisa MS.
A duração dos desligamentos depende do tipo de intervenção, mas o limite máximo é de seis horas. Em alguns casos, nem é necessário interromper o fornecimento de energia, já que a Energisa utiliza técnicas avançadas, como a de Linha Viva, que permite realizar reparos com a rede energizada.
João Ricardo destaca a importância de manter o cadastro atualizado para que os clientes recebam os avisos a tempo. "Os comunicados trazem informações detalhadas, como o nome do cliente, número da conta-contrato, endereço, além do dia e horário do desligamento programado. Assim, os consumidores podem se planejar com antecedência", reforça o coordenador.
Como receber os avisos - Clientes interessados em receber notificações pelo WhatsApp devem atualizar seus dados nos canais oficiais da Energisa. A atualização pode ser feita pelo site energisa.com.br, pelo aplicativo Energisa On ou pelo WhatsApp Gisa, no número (67) 99980-0698, escolhendo a opção "atualizar dados".
Além disso, a Energisa disponibiliza outros canais de atendimento, como o call center 0800 722 7272, para facilitar o acesso às informações.