31 de dezembro de 1969 - 21h00

Temporal causa destruição e isola Novo Horizonte do Sul

Temperatura

  Uma tromba d’água na madrugada de sábado causou destruição e isolou o município de Novo Horizonte do Sul, com 6 mil habitantes, a 348 km de Campo Grande. Pelo menos oito pontes, barragens e bueiros foram levados pelas águas. Até casas foram comprometidas e cerca de 10 famílias já foram removidas. Além de decretar situação de calamidade, o prefeito da cidade, Marcílio Benedito (PMDB), resolveu apelar a Deus. “É coisa desesperadora”, relatou, por telefone, enquanto acompanha os secretários nos levantamentos dos estragos causados pelo temporal. “Só com a força de Deus, do governador e dos deputados para resolver”, apelou, destacando que a cidade não terá condições de realizar os reparos necessários.

  Considerado um dos municípios mais pobres do Estado, Novo Horizonte recebeu, segundo o prefeito, 300 milímetros de chuva em quatro horas, entre as 2h e 6h da madrugada de ontem. “É inacreditável”, alarmou-se o chefe do executivo, que classificou a tempestade como “fúria da natureza”.

  A tromba d’água destruiu pelo menos oito trechos de rodovias, levando pontes, galerias e bueiros em Novo Horizonte do Sul. A água rompeu o asfalto na MS-141, que liga aos municípios de Ivinhema e Naviraí. De acordo com a prefeitura, a água alagou 100 metros e atingiu 5 metros de altura no local.