Felipe Rosa Mendes | 14 de janeiro de 2025 - 08h35

João Fonseca vibra com 1ª vitória num Grand Slam: 'Tentei não colocar pressão em mim mesmo'

Brasileiro de 18 anos elimina Andrey Rublev e avança à segunda rodada do Grand Slam

GRAN SLAM
João Fonseca, de 18 anos, elimina o Top 10 Andrey Rublev em sua estreia no Aberto da Austrália e avança à segunda rodada do Grand Slam. - (Foto: Divulgação)

João Fonseca, jovem promessa do tênis brasileiro, fez história em sua estreia no Aberto da Austrália ao derrotar o russo Andrey Rublev, número nove do mundo, por 3 sets a 0 nesta terça-feira, na Margaret Court Arena, em Melbourne. Aos 18 anos, Fonseca mostrou maturidade e intensidade para superar o experiente adversário com parciais de 7/6 (7/1), 6/3 e 7/6 (7/5).

"Minha primeira vez, minha primeira vitória" - Jogando pela primeira vez em um torneio de Grand Slam, na grandiosa Margaret Court Arena, Fonseca não escondeu a felicidade com a vitória. "Nada mal", brincou o tenista carioca. "Foi minha primeira vez aqui, nesta quadra. Minha primeira partida. Eu curti jogar aqui", disse ele, destacando sua estratégia de manter o foco no jogo e evitar a pressão.

"Eu apenas tentei curtir o jogo, mesmo jogando contra um cara tão bom e com uma arquibancada lotada. Tentei aproveitar o momento e agora estou na segunda rodada", comemorou o brasileiro.

Além da vitória, Fonseca celebrou outra conquista inédita: vencer um rival do Top 10 do ranking da ATP, feito raro para tenistas em sua idade.

Torcida brasileira em destaque - Durante a partida, o brasileiro contou com o apoio de uma torcida animada em Melbourne, repleta de compatriotas. Fonseca interagiu com o público em diversos momentos, pedindo energia da arquibancada e celebrando com vibração.

"Eu gostaria de agradecer a esta torcida maravilhosa. Muitos brasileiros estavam aqui torcendo por mim. Agradeço muito a vocês. Aqui é Brasil, vamoooo!!!!", celebrou, arrancando aplausos entusiasmados da plateia.

Atuação de alto nível nos momentos decisivos - Fonseca dominou a partida com sua intensidade e jogadas consistentes, principalmente nos pontos decisivos. Ele analisou sua atuação com maturidade: "Acho que fui bem na intensidade nos momentos decisivos. Sei que joguei melhor nos pontos mais importantes da partida."

Com uma atuação arrasadora, Fonseca precisou de menos de três horas para eliminar Rublev, que era o favorito absoluto para o confronto.

Próximo desafio: Lorenzo Sonego - Agora, João Fonseca se prepara para enfrentar o italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada do torneio. A data e o horário da partida ainda não foram divulgados, mas a expectativa é que o jogo ocorra na próxima quinta-feira.

Fonseca terá pela frente um rival experiente, mas sua estreia surpreendente no Aberto da Austrália já demonstrou que ele está preparado para enfrentar os desafios do circuito mundial.