Bolsonaro solicita passaporte a Moraes para participar de posse de Trump
Ex-presidente destaca convite oficial do comitê republicano em meio a investigações do suposto golpe
POSSE TRUMPNesta sexta-feira (10), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a liberação de seu passaporte para viajar aos Estados Unidos e participar da posse de Donald Trump como presidente. A cerimônia está marcada para 20 de janeiro, em Washington D.C.
No pedido, a defesa de Bolsonaro argumenta que ele recebeu um convite oficial do Comitê de Posse Presidencial do Partido Republicano, estendido também a um acompanhante. O passaporte do ex-presidente havia sido apreendido em 2024, como parte das investigações por uma suposta tentativa de golpe contra o governo brasileiro.
A relação entre Bolsonaro e Trump foi fortalecida ao longo de 2024, com encontros frequentes entre seus aliados. Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal e filho do ex-presidente, acompanhou a apuração das eleições norte-americanas na casa de Trump, em Mar-a-Lago, e outros congressistas da direita brasileira também devem viajar para a posse.
Enquanto isso, as investigações contra Bolsonaro seguem em andamento. Em novembro, ele foi indiciado pela Polícia Federal junto a outras 36 pessoas, acusado de tentativa de golpe. O relatório do inquérito já foi encaminhado à PGR, que deverá decidir sobre a denúncia.