Carlos Guilherme | 06 de janeiro de 2025 - 15h20

Alistamento militar feminino inicia com 99 vagas no CMO em Campo Grande

Mulheres nascidas em 2007 podem se alistar de forma voluntária até 30 de junho

SERVIÇO MILITAR
Jovens mulheres podem se alistar como voluntárias para o serviço militar inicial no Brasil até 30 de junho de 2024. - (Foto: Divulgação)

Desde 1º de janeiro, jovens mulheres nascidas em 2007 podem realizar o alistamento militar voluntário para integrar as Forças Armadas.

As inscrições, que seguem até 30 de junho, marcam o início do processo que permitirá a incorporação de mulheres como voluntárias no serviço militar inicial. O Comando Militar do Oeste (CMO), com sede em Campo Grande, disponibiliza 99 vagas para a incorporação em 2026.

Diferente do alistamento obrigatório para homens, o processo para mulheres é voluntário. As jovens que completarem 18 anos em 2025 e se interessarem pelo serviço militar podem optar por vagas nas Organizações Militares do Exército em Campo Grande. Há também oportunidades para a Marinha nas cidades de Corumbá e Ladário, ambas localizadas no Mato Grosso do Sul.

Como realizar o alistamento - O alistamento pode ser feito de forma presencial nas Juntas de Serviço Militar ou online, pelo site alistamento.eb.mil.br. Até o momento, 153 jovens já se inscreveram nos primeiros dias de abertura do processo.

O Decreto nº 12.154, publicado em 28 de agosto de 2024, regulamentou o Serviço Militar Inicial Feminino voluntário no Brasil, permitindo a incorporação de mulheres nesse regime. Anteriormente, as mulheres só podiam ingressar nas Forças Armadas como militares de carreira, por meio de concurso público, ou como temporárias, por processos seletivos conduzidos pelas Regiões Militares.