31 de dezembro de 1969 - 21h00

Escolhido desembargador, juiz André Hanson diz que encara nova função como “recomeço”

Entidade

   Escolhido desembargador numa lista tríplice em que figurava os juízes ] Ruy Celso Barbosa Florence (26 votos) e Marcos José de Brito Rodrigues (16 votos), o juiz Marco André Nogueira Hanson encarou sua escolha como “ um recomeço” . Titular da 6ª Vara Cível de Campo Grande, ele obteve 27 votos durante a votação realizada na tarde de quarta-feira (13), em sessão do Tribunal Pleno. Hanson afirma que vai manter no TJ a da mesma maneira que atua como juiz há 23 anos: de forma simples, trabalhadora e comprometida com o judiciário de sua terra natal. O juiz recebeu a notícia com muita alegria e pretende assumir o posto dando continuidade à sua atuação de forma comprometida com o jurisdicionado. Para Hanson, é uma nova etapa profissional que se inicia.

  Além do juiz da 6ª Vara Cível da Capital receber a maioria dos votos, os desembargadores do TJ obedeceram ao disposto no art. 204, a, do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul (CODJ), que prevê: “é obrigatória a promoção de juiz que figure por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento”. Hanson já havia figurado na lista tríplice para desembargador por duas vezes consecutivas pelo critério merecimento: em junho de 2008 e março de 2009, já com expressiva votação.

  Esta foi a terceira vez.

  De acordo com o Regimento Interno do TJMS, art. 30, o novo desembargador tem 30 dias para ser empossado e o prazo é contado a partir da publicação, no Diário da Justiça, da portaria que anuncia a votação. O juiz assumirá a vaga decorrente da aposentadoria do Des. Ildeu de Souza Campos. O magistrado assumirá uma vaga na 3ª Turma Cível, na 2ª Seção Cível e no Tribunal Pleno.
Perfil – Marco André Nogueira Hanson é natural de Campo Grande e iniciou carreira na magistratura em 1986, como juiz substituto em Dourados. Em 1987, por merecimento, foi promovido a juiz de Direito para atuar em São Gabriel do Oeste. No ano seguinte, por merecimento, foi promovido para segunda entrância e judicou na vara criminal de Naviraí. Em 1990, a pedido e por permuta, foi removido para a 2ª Vara de Coxim. Por antiguidade, em 1996, foi promovido para entrância especial para a Vara de Falências, Concordatas e Insolvências de Campo Grande. Novamente por permuta e a pedido, em 1997, foi removido para a 6ª Vara Cível da Capital. Hanson já atuou como juiz auxiliar da presidência do TJMS (biênio 2005/06) e juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça (biênios 1999/2000 e 2001/02). Ele também foi presidente da Associação dos Magistrados (AMAMSUL) e Diretor da Escola Superior da Magistratura (Esmagis). É membro efetivo de TRE/MS, na classe de Juiz de Direito, para o biênio 2009/2011. À frente da 6ª Vara Cível, no período de fevereiro de 2007 a novembro de 2009, Hanson realizou 8.347 julgamentos, proferiu 3.897 sentenças e 18.941 despachos.