Operação Aurora, recesso do Detran e resgate de idoso são destaques no 'Giro de Notícias'
O noticiário é transmitido de segunda à sexta-feira, pelas emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação
FIQUE POR DENTRONa edição desta quarta-feira (18) do Giro Estadual de Notícias, transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30, com apresentação de João Flores e Lorena Sone, os principais assuntos abordados incluíram a "Operação Aurora, por um amanhecer sem feminicídio", o horário de atendimento reduzido durante o recesso de fim de ano no Detran e o resgate de um idoso encontrado desnutrido e com marcas de violência em Campo Grande.
Operação Aurora combate violência doméstica em MS - A Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) iniciou na manhã desta quarta-feira (18) a "Operação Aurora, por um amanhecer sem feminicídio". A ação ocorre em todo Mato Grosso do Sul, com cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, além da aplicação de tornozeleiras eletrônicas em agressores. A delegada Elaine Benicasa divulgará o balanço em coletiva às 10h, ao lado do delegado geral Lupérsio Degerone Lucio.
A operação destaca a gravidade da violência de gênero no estado, que em 2024 já registrou 31 feminicídios, superando o total de 30 casos em 2023. Desde 2020, 175 mulheres foram assassinadas por seus parceiros ou ex-companheiros em Mato Grosso do Sul, segundo a Sejusp. A ação reforça os esforços no enfrentamento à violência doméstica e feminicídio na região.
Detran reduz atendimento no recesso de fim de ano - As agências do Detran-MS terão funcionamento reduzido nas semanas de Natal e Ano Novo, atendendo apenas nos dias 23, 26 e 27 de dezembro, e 30, 2 e 3 de janeiro. A portaria publicada nesta terça-feira (17) orienta os cidadãos a priorizarem o uso do Portal de Serviços Meu Detran, disponível 24 horas e que oferece 95% dos serviços presenciais.
Além disso, a Febraban alerta que guias pagas no último dia útil do ano, 30 de dezembro, serão compensadas apenas em 2 de janeiro, devido ao recesso bancário. O Detran reforça a importância de planejar os atendimentos durante o período para evitar transtornos.
Idoso de 73 anos é socorrido com sinais de desnutrição e agressões - Um idoso de 73 anos foi hospitalizado nesta terça-feira (17), no Bairro Monte Castelo, em Campo Grande, apresentando sinais de desnutrição e diversas lesões na cabeça. A Polícia Militar foi acionada pelo hospital e tentou conversar com a vítima, mas a idade avançada dificultou sua comunicação. O boletim de ocorrência não informa se o idoso mora sozinho ou recebe cuidados.
O caso foi registrado como lesão corporal na Depac Cepol e será investigado. Segundo o Estatuto do Idoso, negligência ou violência contra idosos, incluindo privação de alimentos e cuidados, pode resultar em pena de 2 meses a 1 ano de detenção, além de multa.
Entrevista do dia - O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campo Grande, Adelaido Vila, comentou sobre as expectativas do comércio varejista para o fim de ano na Cidade Morena, destacando uma previsão de vendas mínimas para o período. Ele também abordou a dificuldade enfrentada pelos lojistas em encontrar profissionais para ocupar vagas temporárias no setor, apontando a influência de programas sociais do Governo Federal como um possível fator para essa escassez de mão de obra.
Adelaido, que foi ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Campo Grande e candidato ao Legislativo Municipal, ressaltou a importância de estratégias para estimular o consumo e reforçar o setor varejista na capital.
Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:
RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS